Nos dias 20 e 21 de setembro, acontece a 8ª Virada Esportiva na cidade de São Paulo. O evento contará com mais de 2 mil atividades de esporte, lazer e recreação, espalhadas por toda as regiões.
No Vale do Anhangabaú (centro), terão atividades como skate, tênis de mesa, aulas de artes marciais, tirolesa, simuladores eletrônicos, brinquedos infláveis para crianças e programas socioculturais para idosos. No parque Cândido Portinari, ao lado do parque Villa Lobos, na zona oeste, estarão os esportes de inverno com rampa de snowboard e atividades com esqui, além de clínicas de tênis e corridas de obstáculos que simulam treinamentos militares.
Ao apresentar, nesta quarta-feira (10), a programação da Virada Esportiva, o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene, ressaltou a importância da participação das pessoas nas atividades. A expectativa é que mais de 3,6 milhões de pessoas participem das atividades. “Desejamos que as pessoas se acostumem no dia a dia a praticar uma atividade física. E o que a gente quer é incentivar essa participação”, afirmou Jatene.
Abertura
Diferentemente das edições anteriores, a abertura da Virada Esportiva será no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, o antigo Clube Tietê que foi reformado e será reaberto à população no dia 20, às 10h. O local tem mais de 50 mil m² dedicados à atividade física, com quatro ginásios, sala de ginástica e dança, quatro quadras de tênis e 19 mil m² de área livre para eventos.
Virada Para Esportiva
A novidade desta edição será a Virada Para Esportiva com programação especial para deficientes físicos ou pessoas com mobilidade reduzida. Os destaques são partidas de vôlei, basquete, tênis e futebol adaptadas, além de capoeira e judô.
Segundo o secretário Jatene, a ideia é que a partir desta edição a programação para pessoas com necessidades especiais aumente. “A partir desta semente, [a ideia é que] a gente faça a Virada Para Esportiva crescer muito mais e, se Deus quiser, no ano que vem a gente consiga ter no mínimo duas atividades direcionadas às pessoas com necessidades especiais por local”, afirmou.
AV



