O diretor geral da rede Accor para as Américas, Roland de Bonadona e o diretor de desenvolvimento de Novos Negócios Américas, Abel Castro, apresentaram nesta quinta-feira (18), no encerramento da 52ª edição da Equipotel em São Paulo, os números e os projetos do grupo hoteleiro. Antes de entrar no terreno árido dos números, porém, Bonadona fez uma abordagem mais subjetiva do papel dos empreendimentos hoteleiros no país, bem como das mudanças ocorridas nos últimos anos, principalmente nas formas de gestão do negócio e ferramentas tecnológicas.
"Além de estarmos há décadas auxiliando o país a crescer seu PIB – inauguramos o nosso hotel de número 200 no último mês -, é preciso ressaltar que estamos acompanhando essas mudanças de modelos do princípio hoteleiro", disse o executivo se referindo à revoluções arquitetônicas, de engenharia e de design nas principais redes hoteleiras modernas. "Há uma mudança do conceito-hotel e do conceito-uso do hotel, com uma reorganização da utilização do espaço, do apartamento, do lobby…além disso, experimentamos um processo de digitalização que mudou completamente o processo de reservas", disse agora citando números: "Estamos presentes em 84 cidades do Brasil e atingimos 8 milhões de diárias, sendo 3 milhões delas feitas via internet", quantificou.
Franquias e contratos assinados
A 52ª edição da Equipotel serviu também para o grupo hoteleiro apresentar suas marcas e projetos de franquia e processos de conversão. O grupo trouxe para a feira arquitetos e técnicos para conversar com investidores e parceiros. "Nosso objetivo nessa feira foi mostrar nossa força de propostas principalmente nossas marcas, ibis, Ibis Styles e Mercure", disse Bonadona.
"As marcas Mercure, ibis Styles e ibis já somam 40 novos contratos assinados só este ano", afirmou Abel Castro apontando para o 40º investidor (de Campina Grande) que aguardava o final da entrevista para assinar o contrato e brindar o momento. "Desses 40, só ibis Styles foram 10, este ano", completou.
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Os diretores Bonadona e Abel brindam com os novos franqueados de Campina Grande: 40º contrato |
Conversão – Segundo Abel, o modelo de conversão é uma aposta do grupo. "Este modelo dá condições aos hoteleiros independentes a aderirem a uma das marcas da Accor. Após um estudo de viabilidade, onde surgem variantes do tipo, localização, condições jurídicas do imóvel, avaliação da estrutura, e mercado", descreveu. Ainda, de acordo com Castro, as marcas ibis Styles e Mercure são as mais apropriadas para o modelo de conversão, pois não são padronizadas e podem se adequar ao estilo e design de hotéis já existentes. "O ibis é ibis hotel em todo o mundo. No entanto o ibis Styles podem ser ajustados de acordo com a estrutura encontrada". completou.
Os 40 novos contratos assinados este ano vão representar um investimento de aproximadamente R$ 1.2 bilhão por meio das parcerias. "Estes contratos, quero deixar claro, não têm investimentos da Accor", disse Bonadona. Desses contratos, 54% foram em formato de franquia. "Um franqueado tem vários benefícios ao escolher a Accor. Um excelente sistema de distribuição e vendas, plataformas digitais, um programa de fidelidade e, evidentemente a marca Accor, que diz por si mesma", arrematou Bonadona.




