terça-feira, maio 6, 2025
InícioPolíticas de turismoSantana do Ipanema (AL) realiza oficina para fortalecer o...

Santana do Ipanema (AL) realiza oficina para fortalecer o turismo local

A Prefeitura de Santana do Ipanema promoveu no último dia (12), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, uma oficina para aplicação da análise SWOT no planejamento turístico do município.

A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico usada para identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, internos e externos, que podem auxiliar o poder público na tomada de decisões para o fortalecimento do turismo local.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, durante a reunião, com a presença de representantes dos setores público, privado e do associativismo, foram discutidas as potencialidades do município como as suas belezas naturais, a cultura rica e a construção do Santuário Turístico de Senhora Sant’Ana para atrair visitantes.

Também foram discutidos fatores como a infraestrutura do município, a atuação dos empresários locais e a importância das capacitações e parcerias para o desenvolvimento do setor.

“Já somos referência no turismo de aventura, somos uma cidade rica em cultura, história, gastronomia e estamos dando mais um grande passo para o desenvolvimento de toda a região com a construção do Santuário Turístico de Senhora Sant’Ana”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Renilde Bulhões, reforçando a importância de um planejamento estratégico integrado e eficaz para explorar o potencial do município e atrair ainda mais visitantes.

Diretor de Turismo do município, Sidnesio Moura fala durante a oficina - Foto: divulgação
Diretor de Turismo do município, Sidnesio Moura fala durante a oficina – Foto: divulgação

De acordo com o diretor de Turismo do município, Sidnesio Moura, a análise é um passo fundamental para a construção do plano de marketing turístico e o trabalho em conjunto, público e privado, demonstra a força da governança.

“A partir dessa oficina nós vamos ter uma base, dentro do planejamento estratégico, onde poderemos atuar para solucionar os pontos fracos e ameaças e potencializar as forças e oportunidades do nosso destino”, afirmou Sidnesio.

Para o empresário Jessé Alexandre, esse momento é importante na preparação do município para o presente e o futuro, com a construção do Santuário. “É muito importante a junção entre o poder público e o privado para que possamos desenvolver um turismo cada vez melhor”, concluiu.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque