terça-feira, abril 22, 2025
InícioEntrevistasCleide Balestri: 26 anos no coração do grupo Royal...

Cleide Balestri: 26 anos no coração do grupo Royal Palm Hotels & Resorts

Durante a realização da ABAV Expo SP, em Campinas, o DIÁRIO conversou com  Cleide Balestri, gerente geral do Royal Palm Tower Anhanguera e do Hotel Contemporâneo. Isto mesmo, ela comanda dois hotéis, o primeiro com 226 apartamentos e o segundo com 310 habitações.
por Paulo Atzingen, de São Paulo*

Com passagens pelo Sheraton Mofarrej, Transamérica São Paulo e  Transamérica Comandatuba, Cleide Balestri chegou ao Royal Palm Hotels & Resorts em 1999, num momento em que o grupo ainda dava os primeiros passos rumo à expansão.

Ela conta que à época o hotel Royal Palm Plaza tinha 125 quartos e uma área de compras pequena. “Ajudei a organizar, estruturar. Estava tudo no começo e eu vi tudo tomar forma”, lembra.

Desde o começo

A história de Cleide se entrelaça com a evolução do grupo. “Convivi muito com o seu Armindo Dias, aprendi demais com ele. Um grande professor, como o Antônio. Cresci junto com o grupo”, relembra. Cleide desempenhou diversas funções — oito anos na área de compras, nove na governança — até assumir a gerência de duas unidades no centro da cidade, o Tower Campinas e o Residence. Depois, foi selecionada internamente para comandar os dois novos hotéis da rede: o Anhanguera, inaugurado em setembro de 2018, e o Contemporâneo, em janeiro de 2019.

Royal Palm Hotels & Resorts
O Tower Anhanguera é um hotel upmidscale, com 226 quartos, foco corporativo e estrutura para eventos (ARQUIVO DT)

Equipe robusta

Cleide mantém a operação destes dois hotéis sob controle com o apoio de uma equipe robusta. “Tenho gerentes em todas as áreas — hospedagem, manutenção, alimentos e bebidas, controladoria — que trabalham nos dois hotéis. A gente reveza: metade do dia em um, metade no outro. Tem dias que um exige mais, mas é muito tranquilo”, explica.

Perfis distintos

As unidades possuem perfis distintos. O Tower Anhanguera é um hotel upmidscale, com 226 quartos, foco corporativo e estrutura para eventos. “Temos hoje a segunda maior área de convenções de Campinas, atrás apenas do Hall e do Plaza. São cerca de 760 metros quadrados moduláveis, com alta demanda de eventos”, detalha. Por isso, ali a equipe conta com 97 colaboradores. Já o Contemporâneo, com 310 quartos, segue o conceito “chic basic” e opera com serviços mais enxutos, com 70 funcionários.

Royal Palm Hotels & Resorts
O Contemporâneo, com 310 quartos, segue o conceito “chic basic” e opera com serviços mais enxutos, com 70 funcionários (ARQUIVO DT)

Jovem aprendiz

Um destaque na gestão dos dois hotéis é a adoção do programa Jovem Aprendiz, que oferece oportunidade para estudantes de entidades e do Senac ingressarem no mercado de trabalho. “Eles recebem uma bolsa-auxílio, vêm alguns dias da semana, em horário reduzido, e passam pelas áreas do hotel. Ficam cerca de quatro meses em cada setor, aprendem, vivenciam. Quando chega ao final do programa, a grande maioria é contratada”, afirma Cleide ao DIÁRIO.

Com uma trajetória construída no coração do grupo Royal Palm Hotels & Resorts e uma gestão firme, Cleide segue liderando com atenção aos detalhes, valorizando pessoas e acompanhando de perto cada movimento de seus hotéis — como tem feito há mais de duas décadas.

*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

LEIA TAMBÉM:

Complexo Royal Palm Plaza ganha livro que documenta sua história

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque