O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, às 7h35 (horário local), em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. A causa da morte foi um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de colapso cardiocirculatório irreversível .
REDAÇAO DO DIÁRIO com agências internacionais
Conhecido por sua abordagem humilde e próxima dos fiéis, Francisco optou por um funeral simples, refletindo os valores que nortearam seu pontificado.
Testamento: Um Último Ato de Devoção
Em seu testamento, datado de 29 de junho de 2022, Francisco expressou o desejo de ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, especificamente entre a Capela Paulina e a Capela Sforza. Ele solicitou que seu túmulo fosse simples, no chão, sem decoração especial, contendo apenas a inscrição “Franciscus”
.
A escolha do local reflete sua profunda devoção à Virgem Maria, especialmente à imagem de Salus Populi Romani, diante da qual ele orava antes e depois de cada viagem apostólica.
Imagem da Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’ na Basílica de Santa Maria Maggiore, onde o papa Francisco será sepultado Foto: Gregorio Borgia/AP
.Rompendo com a Tradição
Francisco será o primeiro papa em mais de um século a ser sepultado fora das grutas do Vaticano, tradicional local de descanso dos pontífices. A última vez que isso ocorreu foi com o Papa Leão XIII, em 1903
.
Essa decisão simboliza não apenas sua humildade, mas também seu desejo de aproximar a Igreja dos fiéis, rompendo barreiras e tradições em favor de uma espiritualidade mais acessível e compassiva.
Legado de Francisco
O Papa Francisco será lembrado por seu compromisso com os pobres, sua luta por justiça social e sua ênfase na misericórdia. Seu pontificado foi marcado por esforços de reforma dentro da Igreja e por uma abordagem pastoral centrada no amor e na inclusão.
Sua escolha final de descanso eterno na Basílica de Santa Maria Maior serve como um testemunho duradouro de sua vida dedicada à fé, à humildade e ao serviço ao próximo.
Leia na íntegra o testamento do papa Francisco
“Miserando atque Eligendo
Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.
Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar a minha vontade testamentária somente no que diz respeito ao local da minha sepultura.
Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.
Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado.
Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo.
O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.
As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas pela soma do benfeitor que providenciei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e para a qual dei instruções apropriadas ao Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Cabido da Basílica.
Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu o ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.
Santa Marta, 29 de junho de 2022