O Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/MMA, torna público o relançamento do edital Nº 2341, que tem como objetivo a contratação de pessoa jurídica especializada em consultoria na área de promoção do turismo cultural, economia criativa e demais políticas vinculadas ao turismo e ao desenvolvimento sustentável de duas importantes Unidades de Conservação Federais.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, as unidades federais contempladas por esta iniciativa são a Floresta Nacional de Ipanema, localizada no estado de São Paulo, e a Floresta Nacional de Passa Quatro, situada em Minas Gerais. Juntas, essas áreas protegidas registraram mais de 83 mil visitas ao longo do ano de 2023, demonstrando seu potencial turístico e ambiental.
O foco da contratação é a elaboração e análise de estudos conceituais de engenharia e arquitetura, além de estudos de viabilidade econômica e financeira, e documentos editalícios que viabilizem projetos sustentáveis. Essa chamada pública tem como meta a implantação de serviços de apoio à visitação, como opções de pernoite em camping ou glamping, hospedagem, venda de souvenirs, alimentos e bebidas.
Inscrições
Os interessados devem se inscrever até às 17 horas do dia 15 de maio, diretamente pelo site da Unesco. A viabilização deste edital é estratégica para fomentar o desenvolvimento da infraestrutura turística nacional, promovendo a integração entre sustentabilidade, educação ambiental e valorização cultural nas regiões contempladas. Para mais informações, clique aqui.