quarta-feira, abril 30, 2025
InícioConteúdo de marcaLATAM realiza simulação de voo inclusiva para autistas no...

LATAM realiza simulação de voo inclusiva para autistas no Aeroporto de Congonhas

Ação da LATAM visa tornar a experiência de voar mais acessível para pessoas no espectro autista, promovendo inclusão e aprendizado prático entre os colaboradores

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

No último sábado (26), a LATAM Brasil realizou no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a ação “Asas da Inclusão”, um voo simulado destinado a pessoas no espectro autista e seus familiares. A iniciativa — já realizada em outros países da América do Sul — proporcionou uma imersão completa na experiência aeroportuária, desde o check-in até a ambientação na cabine da aeronave, com o objetivo de tornar as viagens mais previsíveis e confortáveis para esse público.

Simulação orientada e apoio especializado

Em parceria com a Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA) e com suporte da consultoria da Autistas Brasil, a ação reuniu 50 participantes, entre passageiros neurodivergentes e seus acompanhantes. A operação também contou com a dedicação de mais de 30 voluntários da LATAM e o apoio da Aena Brasil, administradora do aeroporto. O foco foi ambientar os participantes a cada etapa da jornada aérea, diminuindo os gatilhos de ansiedade e aumentando o conforto durante deslocamentos futuros.

Henrique Mendes, coordenador de Desenvolvimento Organizacional da LATAM, destacou o papel educativo da iniciativa. “Voar também é um direito de quem percebe o mundo de outra maneira. Nosso compromisso é construir acessibilidade com essas pessoas, e não apenas para elas”, disse.

Latam
O ambiente aeroportuário pode ser um desafio para quem tem sensibilidade sensorial. Por isso, estruturas adaptadas vêm ganhando espaço nos principais terminais do país.

Aeroportos mais acolhedores

O ambiente aeroportuário pode ser um desafio para quem tem sensibilidade sensorial. Por isso, estruturas adaptadas vêm ganhando espaço nos principais terminais do país. Congonhas já conta com uma Sala Multissensorial — equipada com luzes suaves, sons relaxantes e até uma cabine simulada. Segundo a Aena Brasil, até o fim do semestre todos os aeroportos sob sua gestão terão espaços dedicados ao acolhimento de passageiros autistas.

Para Jesus Campo Hortas, diretor de Operações da Aena, “inclusão e respeito à diversidade são compromissos inegociáveis”. A infraestrutura adaptada é parte essencial dessa visão.

Latam
A ação também teve impacto direto na capacitação das equipes. Comissários e profissionais de solo da LATAM participaram do exercício, aprendendo, na prática

Impacto e aprendizado mútuo

A ação também teve impacto direto na capacitação das equipes. Comissários e profissionais de solo da LATAM participaram do exercício, aprendendo, na prática, como oferecer um atendimento mais empático e eficiente. A experiência foi especialmente marcante para a comissária e instrutora Natália Turri, mãe de uma criança autista. “Essa ação mostrou que, com preparo e compreensão, podemos tornar uma viagem de avião muito mais acessível”, afirmou.

Para Guilherme de Almeida, presidente da Autistas Brasil, o projeto é um marco. “Quando se constrói acessibilidade com quem vive a diferença, garantem-se direitos, não favores. Inclusão verdadeira nasce do diálogo.”

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque