sábado, dezembro 20, 2025
InícioBlog do DiárioRio Grande do Sul recebe congresso sobre turismo em...

Rio Grande do Sul recebe congresso sobre turismo em roteiros de vinho

Os municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi, na Serra Gaúcha vão receber os participantes do 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo. O evento será entre os dias 8 e 10 de outubro, e tem como objetivo discutir os fatores que influenciam na competitividade e sustentabilidade da oferta enoturística do país. Além dos produtores de vinho brasileiros, o encontro terá a presença de representantes da América Latina e Europa, que virão trocar experiência e apresentar às boas práticas do setor.

A novidade desta edição serão as visitas técnicas guiadas a roteiros de vinho, realizadas nos três dias de evento, e por isso, o evento terá programação nas cinco cidades da região serrana gaúcha. O objetivo, segundo os organizadores, é gerar debates e proporcionar novas experiências aos participantes, que terão contato com a vivência da cultura do vinho.

O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, é um dos roteiros de vinho mais visitados por turistas brasileiros e estrangeiros, chegando a 150 mil pessoas ao ano, segundo informação da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). São 26 vinícolas associadas e 43 empreendimentos de apoio ao turismo, entre hotéis, pousadas, restaurantes, artesanatos, queijarias, ateliês de artesanato e antiguidades e outros. O roteiro também integra o Projeto Talentos do Brasil Rural, uma parceria com os ministérios do Turismo e Desenvolvimento Agrário, além do Sebrae.

Atualmente França, Itália e Espanha são os maiores produtores de vinho do mundo. Entre os sul-americanos, Argentina e Chile estão entre os dez maiores. O Brasil aparece em 14º lugar no ranking. 

Além do Vale dos Vinhedos no (RS), outras regiões do Brasil já montaram roteiros de enoturismo, como por exemplo a Rota do Vinho do Vale do São Francisco, formado por Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó (PE), Curaçá, Juazeiro, Casa Nova Bahia e Sobradinho (BA).

Na programação do congresso constam visitas, palestras com especialistas da Espanha, Itália e Portugal, além de painéis sobre inovação no enoturismo; condomínios vitivinícolas e gastronomia aliada ao turismo nas vinícolas.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque