O Novotel Itu Golf & Resort completa sete anos de operação em 2025 com uma trajetória marcada por crescimento, consolidação de marca e avanço em sustentabilidade.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Inaugurado em 2018 como o primeiro resort da bandeira Novotel na América do Sul, o empreendimento enfrentou o desafio inicial de alinhar o conceito de resort ao posicionamento familiar da marca, adaptando sua operação para atender tanto ao público de lazer quanto ao corporativo (MICE).
Nos anos seguintes, o resort ampliou sua estrutura de eventos e promoveu ajustes na gestão para lidar com a alta demanda. Em paralelo, fortaleceu sua agenda ESG, conquistando em 2024 a certificação Green Key — a primeira do tipo no Brasil — e renovando o selo em 2025 com novas práticas sustentáveis.
Em 2024, o resort sediou o 1º Fórum ESG da Resorts Brasil e investiu em melhorias estruturais, como a cobertura da piscina do SPA. Em 2025, além de celebrar o aniversário de sete anos, se prepara para receber o público internacional do Tomorrowland, reforçando seu papel no turismo de eventos. Confira a seguir a entrevista realizada com Carlos Jacobina, gerente geral da unidade na qual ele apresenta uma linha do tempo das principais realizações nestes sete anos do resort:

1º ano – 2018 (Abertura)
DIÁRIO- Carlos Jacobina, ao iniciar a história do Novotel Itu como o primeiro resort da bandeira Novotel na América do Sul, quais foram os principais desafios de gestão — em termos organizacionais e administrativos — que vocês enfrentaram para posicionar o empreendimento com excelência logo em seu primeiro ano de operação?”
O principal desafio inicial foi consolidar a marca Novotel com o posicionamento de RESORT. Embora o conceito da marca esteja fortemente ligado à família, a Accor ainda não havia explorado, no Brasil, o segmento específico de resorts. Foram diversos desafios relacionados à distribuição, divulgação e à própria definição do produto, especialmente quando consideramos que os públicos de Lazer e Mice, apesar de complementares, possuem necessidades e características bem distintas, que são trabalhadas diariamente nas programações e em todos os setores.

2º ano (expansão de estrutura e eventos )
DIÁRIO: “No segundo ano de operação, como foi o processo de estruturação de espaços para eventos e reuniões? Considerando a infraestrutura destinada ao mercado MICE, como as salas de reunião, quais ajustes administrativos ou estruturais tiveram que ser feitos para acomodar diferentes formatos de eventos com eficiência?”
A infraestrutura do RESORT é especialmente favorável ao público MICE. Com um Centro de Convenções estrategicamente localizado próximo aos restaurantes e demais áreas comuns do resort. Temos ainda o destaque para a flexibilidade e a incorporação de novos espaços indoor, garantindo versatilidade e excelência na realização dos eventos, para até 700 pessoas. Destacando a opção de Fechamento de Resort, que tem sido um sucesso para grandes eventos, com benefícios e serviços exclusivos (Personalização de espaços, ambientes exclusivos, flexibilidade de horários e muito mais).

3º ano (crescimento dos eventos – 2023)
DIÁRIO: “Em 2023, o Novotel Itu recebeu mais de 100 mil visitantes por meio de 200 eventos, o que representou cerca de 60% da receita do hotel. Quais foram os principais aprendizados em termos de governança e gestão operacional — especialmente no que tange ao engajamento da equipe e à logística — para suportar esse volume elevado e diversificado de eventos?”
A gestão de mão de obra sempre foi um grande desafio. Para otimizar processos e garantir maior eficiência, foi necessária a readequação do quadro de colaboradores e integração das áreas de Vendas, Eventos e Banquetes sob uma única gerência. Essa reorganização estratégica nos deu mais agilidade, sinergia e efetividade ao segmento.

4º ano (sustentabilidade e balanço de ESG – 2023)
DIÁRIO: “Ainda em 2023, o resort alcançou resultados expressivos em sustentabilidade: evitou o descarte de quase 215 mil plásticos de uso único, reutilizou mais de 4 milhões de litros de água, implantou energia 100% renovável, queimador à biomassa e compostagem orgânica. Como essa transição foi liderada do ponto de vista da governança e quais foram os obstáculos mais significativos — e como foram superados — para consolidar essas práticas em um período tão intenso?”
O Resort nasceu com o compromisso da sustentabilidade e o resultado veio em 2024 com a certificação internacional da Green Key, sendo o Novotel Itu o primeiro resort do Brasil a receber o selo. Nossas práticas refletem um trabalho intenso alinhado às diretrizes da Accor, que são traduzidas e aplicadas em nossa operação por meio de comitê interno, e do empenho constante de diversas ações de uma equipe dedicada e comprometida com os princípios de ESG.

5º ano (certificação Green Key – abril de 2024)
DIÁRIO: Na obtenção, em abril de 2024, da certificação internacional Green Key — sendo o primeiro resort do Brasil a alcançá-la — Comente.
Em 2024 tivemos o privilégio ser o primeiro resort do Brasil a receber a certificação internacional da Green Key, um dos mais importantes selos internacionais de sustentabilidade do setor de turismo e hotelaria. O processo de certificação exige mais de 300 critérios divididos em 13 temas principais que abordam aspectos relacionados à gestão ambiental, conservação de energia, gestão de resíduos, conservação de água, entre outras práticas sustentáveis.
Em 2025 renovamos a certificação, reafirmando a nossa posição como referência nacional em práticas de ESG. O processo exigiu não apenas a manutenção dos mais de 300 critérios estabelecidos (em 2024), mas também a apresentação de novas práticas e melhorias operacionais. Apresentamos mais de 80 novos itens, (20% a mais em relação à certificação anterior) para avaliação, o que demonstrou o comprometimento do resort com a sustentabilidade em todas as frentes do negócio.
Entre os projetos de destaque está a implantação de um sistema de queimador de biomassa, que substituiu o uso de gás GLP no aquecimento da água dos apartamentos. A inovação gerou uma economia anual de R$ 500 mil e a redução de 62.000 kg no consumo de GLP, além da significativa diminuição nas emissões de CO₂ e no tráfego de caminhões para abastecimento.

6º ano (fórum ESG Resorts Brasil – junho de 2024)
DIÁRIO: Durante o sexto ano, vocês sediaram o 1º Fórum ESG da Associação Brasileira de Resorts, com foco em sustentabilidade e inovação — Como você avalia o impacto dessa iniciativa na cultura de governança do resort?
Foi um privilégio ser o resort escolhido para sediar o 1º encontro, por sermos referência do setor ne tema de ESG. Um dos objetivos desse evento, que reuniu líderes e especialistas, era facilitar a troca de experiências, conscientização, além da troca das melhores práticas entre os associados. O Fórum ESG Resorts Brasil é a concretização de um trabalho intenso que foi desenvolvido em 2023, foram dias riquíssimos de conteúdo e aprendizagem para disseminar conhecimento e promover soluções no avanço das práticas de ESG.

7º ano (aniversário, estrutura e celebração – julho de 2025)
DIÁRIO: “Agora, ao completar sete anos de existência, o resort promoveu ações comemorativas e benefícios especiais para os hóspedes — Quais são as principais destaques para o segundo semestre?
Esse ano tivemos um aumento significativo no número de hóspedes no resort. Somente em julho, comparado ao ano de 2024, tivemos um aumento de 5.000 hóspedes. O mês foi repleto de atividades para toda a família e inclusive tivemos um aumento na adesão durante as atividades dos adultos. O grande sucesso foram as aulas de spinning e funcional. Tivemos algumas novidades: cobertura da piscina do SPA e a inauguração da sala de jogos indoor. O objetivo era melhorar a experiência dos nossos hóspedes durante a temporada de inverno. Todos os meses, a equipe de lazer do resort, desenvolve um trabalho de tematização, trazendo um storytelling e atividades focadas no tema escolhido, como oficinas criativas, gamificação, uma experiência única a cada visita com objetivo de conectar as pessoas.
No segundo semestre, temos alguns destaques de eventos, como a realização do Festival da Tomorrowland*, realizado na cidade de Itu. No resort a expectativa é hospedar mais de 600 pessoas de diferentes nacionalidades, entre eles os artistas e produção do festival. Durante os 3 dias readequamos toda a nossa operação, adaptamos os horários dos restaurantes para melhor experiência dos nossos visitantes.

*A quinta edição do Tomorrowland Brasil acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro. INGRESSOS E HOSPEDAGEM AQUI
LEIA MAIS: