O ministro do Turismo, Celso Sabino, confirmou o apoio da pasta à EXPOXINGU 2026, evento que será realizado entre 22 e 26 de outubro de 2026, em Altamira (PA). A decisão foi alinhada no último sábado (06/09), durante reunião com representantes da Associação Comercial e Industrial de Altamira (ACIAPA).
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*
Antes da feira, um pré-lançamento oficial está programado para o dia 30 de outubro de 2025, na sede da ACIAPA, reforçando a preparação para o encontro que promete movimentar negócios, cultura e turismo sustentável no Médio Xingu.
Foco em turismo sustentável e economia local
A EXPOXINGU terá como eixos principais a valorização cultural, o desenvolvimento econômico regional e a geração de empregos. Entre os destaques da edição 2026 estão a participação de povos originários, ações de preservação ambiental, incentivo à economia criativa e fortalecimento do turismo de base comunitária e rural.
“Eventos como a EXPOXINGU contribuem fortemente para a movimentação de turistas na região e a geração de negócios, com reflexos diretos na economia local e na criação de emprego e renda”, destacou o ministro Celso Sabino.
Organização e impacto esperado
A organização do evento está sob responsabilidade da ARAMÃ – Gestão de Impacto, contratada pela ACIAPA. Para a assessora da ARAMÃ, Rafaelle Maria, o apoio federal representa um marco.
“Esse evento vai mostrar a potência da região e gerar oportunidades para todos. Me sinto esperançosa e feliz com esse apoio, que demonstra o compromisso do governo federal não só com o turismo, mas também com o crescimento econômico e social de Altamira e de toda a Transamazônica”, afirmou.
Compromisso com o Médio Xingu
A parceria entre o Ministério do Turismo, a ACIAPA e atores locais reforça um modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade, na diversidade cultural e na integração comunitária. A expectativa é de que a EXPOXINGU 2026 se consolide como um dos principais eventos de negócios, turismo e cultura da Amazônia.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur