quinta-feira, setembro 18, 2025
InícioPolíticas de turismoGoverno federal amplia políticas para afroturismo com o programa...

Governo federal amplia políticas para afroturismo com o programa Rotas Negras

O Ministério do Turismo (MTur) participa da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR) com o programa Rotas Negras, iniciativa desenvolvida em parceria com o Ministério da Igualdade Racial para impulsionar o afroturismo no Brasil. O evento, que voltou a ser realizado após sete anos, segue até sexta-feira (19) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

Logo na abertura, representantes de quilombos, associações e gestores públicos tiveram o primeiro contato com a política nacional voltada a esse segmento. Diversos participantes manifestaram interesse em desenvolver roteiros de turismo de base comunitária e experiências que valorizem a herança africana em seus territórios.

No estande do MTur, o público encontra o Guia do Afroturismo no Brasil – Roteiros e Experiências da Cultura Afro-Brasileira, que reúne diagnóstico, experiências e serviços turísticos conduzidos por pessoas negras, além de apresentar boas práticas e orientar novas políticas.

O espaço do Ministério também oferece informações sobre o Novo Fungetur, linha de crédito que apoia investimentos em capital de giro, obras e aquisição de equipamentos, com condições diferenciadas para fortalecer negócios turísticos.

Afroturismo em pauta

O afroturismo vem ganhando relevância na agenda federal. Por meio do Rotas Negras, o Ministério do Turismo estimula a criação de roteiros baseados na ancestralidade africana, envolvendo comunidades quilombolas, terreiros, manifestações culturais e iniciativas que reforçam a memória e a identidade afro-brasileira. O objetivo é gerar emprego e renda e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades negras.

Coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial e articulado com o MTur e outros órgãos, o programa fortalece o protagonismo de comunidades tradicionais e amplia as oportunidades de inclusão social por meio do turismo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque