sábado, setembro 20, 2025
InícioMatérias especiaisParque Nacional da Furna Feia é aberto para visitação...

Parque Nacional da Furna Feia é aberto para visitação no Rio Grande do Norte

O parque nacional da furna feia amplia a oferta de ecoturismo no Brasil. Em 2024, as unidades de conservação do país receberam um recorde de 12,5 milhões de visitantes, consolidando o turismo de natureza como um dos segmentos mais promissores. A nova atração, localizada entre Baraúna e Mossoró, promete fortalecer ainda mais essa tendência.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

Primeira unidade de conservação federal de proteção integral do Rio Grande do Norte, o parque nacional da furna feia preserva cerca de 8.500 hectares de Caatinga e um rico patrimônio espeleológico. São 207 cavernas catalogadas, além de outras 44 em sua zona de amortecimento, reforçando sua importância para a conservação dos ecossistemas subterrâneos. O local é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a abertura é “uma vitória para o nosso ecoturismo”. Ele ressalta que o parque nacional da furna feia representa a união de preservação ambiental com geração de renda e desenvolvimento sustentável para as comunidades vizinhas.

A visitação será controlada, com roteiros definidos, guias capacitados e normas para proteger a Caatinga e as cavernas. Essa estratégia garante segurança aos turistas e preserva a biodiversidade.

O parque nacional da furna feia também integra uma rede de mais de 100 parques nacionais abertos ao turismo, fortalecendo o segmento de natureza no Brasil. As atividades incluem caminhadas, trilhas de bicicleta, observação de aves, vivência em comunidades locais e experiências de bem-estar. Além de proporcionar contato direto com a fauna e a flora, o turismo de natureza movimenta a economia, gera empregos e fomenta o setor de serviços.

Quem deseja conhecer o parque nacional da furna feia e planejar a viagem pode acessar o Instagram oficial do parque, que traz orientações e novidades sobre o destino.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque