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Operadora investigada por fraude no Rio de Janeiro

Fraude mobiliza clientes no Rio de Janeiro: passageiros que há anos sonhavam com viagens agora substituem filas de embarque por audiências judiciais — todos relatam que pacotes comprados jamais se concretizaram.

Da REDAÇÃO DO DT com informações do SBT

No Rio de Janeiro, passageiros que levaram anos planejando a viagem dos sonhos agora estão trocando as salas de embarque pelos tribunais de Justiça. Eles denunciam que compraram pacotes turísticos, mas os passeios nunca aconteceram.

Clientes da operadora Juntos Pelo Mundo dizem que foram vítimas da fraude turística. São quase 300 queixas nas redes sociais e cerca de 200 processos na Justiça. Os consumidores alegam que compraram pacotes turísticos nacionais e internacionais em agências revendedoras. Faltando pouco tempo para embarcar, foram avisados sobre os cancelamentos.

A arquiteta Marisa Trinta pagou R$ 19 mil para viajar com o marido ao Egito em abril. Mas recebeu a informação de que a viagem havia sido anulada por “problemas técnicos operacionais”. A empresa ofereceu duas opções: remarcar o passeio para o ano seguinte ou solicitar o reembolso. Ela pediu o dinheiro de volta, mas não recebeu nada.

Segundo os relatos, a venda era terceirizada. Os clientes efetuavam as compras com agentes de viagens, que repassavam os valores à operadora. Esses revendedores também alegam que foram prejudicados.

A agente de viagens Sara Santos contou que o prejuízo dela chega a quase R$ 300 mil. “Os donos dessa empresa estão com os valores nossos e dos nossos clientes. Nenhuma ligação, nenhum contato eu tenho com essa empresa. Nunca recebi um termo para reembolso ou possibilidade de os meus clientes viajarem.”

Preços abaixo do mercado atraíam vítimas

Os pacotes eram oferecidos com facilidades de pagamento: Pix, boleto parcelado ou cartão de crédito em até 24 vezes. Os preços abaixo do valor de mercado atraíam clientes com menor poder de compra, que acabavam sem a viagem e sem o dinheiro de volta — resultado típico de fraude turística bem articulada.

Na última segunda-feira (22), a Juntos Pelo Mundo informou ter apresentado pedido de autofalência à Justiça. A empresa informou que aguarda os trâmites legais para definir os próximos passos e que nunca teve a intenção de prejudicar clientes. Declarou ainda que, enquanto durar a análise judicial, operações de viagem e reembolsos serão conduzidos conforme as determinações do processo.

Para a advogada Fernanda Schramm, os consumidores devem guardar toda a documentação. “O consumidor lesado tem que guardar todas as provas: comprovante de pagamento, contrato, conversas via WhatsApp e e-mail. Ele deve registrar um boletim de ocorrência porque há forte indício de crime.”

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3 COMENTÁRIOS

  1. Eu tbm fui lesada por essa Empresa Juntos pelo mundo. abri um processo judicial desde Maio, de um pacote que comprei para a Tailândia. em Junho, precisei cancelar minha viagem que comprei para Ushuaia e essa a AEROLÍNEAS efetuou o estorno diretamente para eles, mas até então, não recebi nenhum dos meus valores de volta.

  2. O pacote foi adquirido com previsão de execução da viagem em 2024. Por motivos pessoais, solicitei o cancelamento deste pacote inicial, que havia sido adquirido por meio da antiga empresa Global Travel, também vinculada aos mesmos responsáveis.
    Na ocasião, optei por manter os créditos e utilizá-los em uma nova viagem, no caso, para o Rio de Janeiro, prevista para ocorrer no dia 18/09/2025. No entanto, em 29/08/2025, a empresa cancelou unilateralmente o pacote, oferecendo como alternativas:
    Readequação da viagem para 2026 (meses de maio, junho, agosto, setembro ou outubro);
    Cancelamento em forma de crédito para novos pacotes;
    Ou cancelamento com reembolso dos valores pagos, acrescidos de correção monetária, conforme cláusula 4.3 do contrato.
    Optei formalmente pela opção de cancelamento com reembolso integral, no valor total de R$ 2.398,00.
    Eu havia pago R$ 1.999,90 em créditos remanescentes do contrato anterior (Global Travel), parcelados em 10x de R$ 199,90, e mais 4x de R$ 99,53 sob contrato da Juntos Pelo Mundo. Todos os pagamentos foram realizados via boleto bancário.
    Apesar disso, até a presente data, a empresa não efetuou o reembolso prometido e não é mais localizada, deixando de responder às minhas tentativas de contato, o que me causou prejuízo financeiro, destruiu minhas férias e me causou um tremendo stress físico e mental.

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