A cidade de Porto Alegre fortaleceu sua posição como destino estratégico de negócios e eventos por meio da atuação do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POA CVB), entidade privada sem fins lucrativos que atua em parceria com o poder público.
DA REDAÇÃO com assessorias
Mantido pela iniciativa privada, o POA CVB reafirmou sua importância no desenvolvimento turístico da capital gaúcha, atuando na promoção de Porto Alegre para convenções, eventos, lazer e turismo de negócios. A instituição mobilizou um amplo trade local — com mais de cem associados de setores como hotelaria, gastronomia, centros de eventos, transportes e prestação de serviços — com o objetivo de captar, apoiar e promover eventos de âmbito nacional e internacional.
“O POA CVB é o elo de união entre o setor público e a iniciativa privada, trabalhando incansavelmente para fortalecer a visibilidade de Porto Alegre em um cenário global. Nossa atuação não só atrai grandes eventos, mas também gera um impacto econômico direto e significativo na ocupação hoteleira, no comércio e em toda a cadeia produtiva do turismo,” afirmou Luiz Vicente Basso, presidente da entidade.
Para cumprir sua missão, o POA CVB manteve o portal oficial (www.visiteportoalegre.com) como uma plataforma estratégica. O site, recentemente reestruturado, ofereceu informações direcionadas a organizadores de eventos — como infraestrutura, espaços e serviços — além de trazer conteúdos atualizados sobre a gastronomia da cidade, atrativos culturais, lazer e pontos turísticos. O calendário de eventos da capital também passou a integrar o portal.
As iniciativas do Convention Bureau foram estendidas por meio de roadshows, participação em feiras de turismo e desenvolvimento de produtos estratégicos. Dentre eles destacam‑se o “POA Pass” — um clube de vantagens que conecta associados a visitantes de negócios —, a “POA Experience” — plataforma de divulgação voltada para imprensa nacional e internacional —, e o “POA Convida” — programa focado no trade turístico.
Durante o Festuris 2025, o POA CVB promoveu uma ação especial no estande do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo: duas malas exclusivas da entidade foram sorteadas entre os participantes. A iniciativa visou reforçar a integração entre parceiros e valorizar as alianças que impulsionam o turismo gaúcho.
Adriane Hilbig, do POACVB, fala da reconstrução do turismo de Porto Alegre




