Adriane Hilbig, do POACVB, fala da reconstrução do turismo de Porto Alegre

Para a presidente do Porto Alegre Conventions Visitors Bureau, Adriane Hilbig, poucos números e pesquisas existem no setor de eventos que possam dimensionar de forma precisa as perdas durante a pandemia.  Ela tem, obviamente, os percentuais que o setor deixou de atingir com a onda de Covid-19 que varreu o Brasil e o mundo.

REDAÇÃO DO DIÁRIO (por Paulo Atzingen)


“Há estimativas que o setor de eventos tenha crescido em média 6,5% ao ano, no período de 2013 a 2019 no Rio Grande do Sul. Aqui no Estado a estimativa é que esse mercado movimente anualmente R$ 2 bilhões e gere 500 mil empregos diretos e indiretos”, disse Adriane em entrevista ao DIÁRIO.

“Temos um levantamento feito pelo Sebrae, no mês de abril deste ano, que mostra que 98% do setor tinha sido afetado naquele período”, pondera.

Para a executiva além das perdas gigantescas em 2020 para o setor de eventos, o que mais se perdeu em todo esse contexto foi a troca de informações e o networking, que somente os eventos são capazes de proporcionar.

“Estes são os bens mais preciosos do setor, pois esta troca de experiências é o que faz as empresas formarem fortes parcerias, a nível nacional e internacional; é evidente que falo de algo pouco tangível, mas igualmente importante: as redes de negócios! E isto não acontece num ambiente virtual”, esclarece Adriane lembrando da maneira que nos adaptamos ao mundo durante a pandemia.

Mensagem aos seus associados e mantenedores

Indagada pelo DIÁRIO sobre qual a mensagem que o Porto Alegre Conventions Visitors Bureau poderia passar a seus mantenedores para 2021, Adriane ponderou: “

“Mesmo com o tamanho de nosso setor, não existe prazo para voltarmos ao normal. Tudo é incerto. Não há mais como fazer planejamento, os cenários se multiplicaram”, prognostica a empresária, e completa: “Nossa retomada será muito lenta, gradual. Não estamos no novo normal. Estamos no período anormal”.

Adriane aproveita e deixa algumas mensagens positivas aos empresários: “Aproveite para aprimorar sua gestão. Cuide de seu “caixa”, reduza despesas, faça readequações, se reinvente sem se prostituir (fazer qualquer negócio por qualquer valor). Cuide do mercado. Ele vai voltar ao normal e quem sobreviver sairá mais forte. Mas o setor também precisa estar forte, senão você estará sozinho”, enumera.

E lembra: “Participe de alguma entidade que faça sentido para você. O associativismo nunca foi tão importante como agora”.

Para Adriane é preciso mostrar aos clientes o que você está fazendo, mantendo vivo o funcionamento de sua empresa com os seus colaboradores, não esquecendo de oferecer suporte para qualificação da equipe e apostar nas novas tecnologias.

“É possível uma retomada gradual e segura. Com muita união do setor e das próprias entidades. O vírus ficará conosco por muito tempo. Precisamos aprender a conviver com ele”, finaliza.

Uma Porto Alegre sob outra perspectiva (Crédito: DT)

Panorama

Um breve panorama de alguns setores em Porto Alegre durante a Pandemia, segundo o POACVB:

Hotelaria – Na hotelaria alguns hotéis ficaram fechados e outros não fecharam em momento algum. A ocupação em Porto Alegre que antes era de menos de 10%, hoje está em torno de 30%. Muito pouco ainda, porém gradualmente aumentando. A partir do ano de 2021, com todas as transformações e com a retomada dos eventos que foram transferidos de 2020, haverá um aumento considerável na ocupação hoteleira.

Restaurantes – Os restaurantes já estão se recuperando aos poucos e se adequando a nova realidade. O setor de alimentação fora de casa foi muito afetado. Há muitos players e de diferentes tipos, desde restaurantes sofisticados até lanches rápidos. Será tudo novo. Muitos não reabrirão. Aqueles que conseguirem adaptar-se e incluir a tecnologia além da releitura de seus produtos, se destacarão.

Viagens domésticas aumentarão em função das restrições de viagens internacionais. Esta é uma grande chance que o turismo doméstico e os destinos possuem de captação de turistas, em função de seus diferenciais.

Eventos – Os eventos estão retornando gradualmente. Todos os eventos do POa Convention, captados em anos anteriores para o ano de 2020, foram transferidos para o ano de 2021. Tivemos apenas um deles cancelados. E falo de grandes eventos, congressos e feiras que reúnem de 3 a 10 mil pessoas. O Poa Convention tem feito um trabalho espetacular no sentido de mostrar aos compradores, organizadores e promotores de eventos que sim, é possível realizar eventos presenciais de forma segura e respeitando os protocolos. Nossa união no setor foi o legado desta Pandemia para o futuro.

Festuris 2020, totalmente fora do normal, em função da pandemia (Crédito: DT)

O Rio Grande do Sul está na vanguarda dos grandes eventos a nível mundial. No início do mês, o governo autorizou a FESTURIS, maior e mais importante feira de turismo da América Latina com 1700 pessoas simultaneamente. Na segunda semana de novembro ocorreu duas grandes feiras de negócios, de metal mecânica/ inovação em Caxias do Sul, @mercopar, e outra calçadista em Gramado. Em setembro ocorreram quatro eventos-teste realizados pelo POA Convention, juntamente com demais entidades do setor (Conventions do RGS, ABEOC, ABRAPE E UBRAFE), fazendo a aplicação dos protocolos e a capacitação do setor, em diferentes tipos de eventos (feira, eventos sociais e culturais e congresso). Tudo feito com rigidez protocolar e muito mais segurança que quaisquer outros ramos de negócio que recebem MILHARES de pessoas por dia, como os  supermercados.

Atualmente o Porto Alegre Conventions Visitors Bureau possui 102 mantenedores.


*Paulo Atzingen é jornalista

Compartilhe com um amigo:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    WTTC World Summit em Cancun deve impulsionar recuperação do Turismo

    O encontro do WTTC será realizado de 25 a 27 de abril com a participação de 600 delegados presenciais e mais de 30 mil...

    França impõe quarentena de dez dias a viajantes do Brasil

    A França obrigará viajantes do Brasil, Argentina, Chile e África do Sul a ficarem isolados por dez dias, por medo da expansão de variantes...

    Hotel Cinco Estrelas e Pet Friedly, pertinho de São Paulo

    Com muito conforto, sofisticação e uma gastronomia espetacular, o Hotel Villa Rossa é pet friendly, e recebe cães de todos os tamanhos. por Sharlene Irente Localizado...

    Tivoli Hotels & Resorts completa 88 anos e lança ofertas para marcar data

    A Tivoli Hotels & Resorts comemora 88 anos neste ano de 2021. Parte do Grupo Hoteleiro Minor Hotels, a rede opera atualmente 13 propriedades...

    Projeto Emoções com Roberto Carlos remarcado para junho de 2022

    A festa dos 80 anos do Rei Roberto que seria comemorada em junho deste ano no âmbito do Projeto Emoções, no Iberostar Praia do...

    O mercado de viagens e turismo em 2022: uma grande incógnita

    Quem leu o título pode pensar que foi um erro de digitação, mas não é. A atual temporada está apenas começando, mas é claro que...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing
    Olá.
    Esse é um canal exclusivo para Pautas e Marketing.