O Comitê Operacional do WTTC aprova por unanimidade Madri, capital da Espanha, como nova localização de seus escritórios, após uma extensa revisão estratégica; o objetivo é maximizar o potencial do setor de viagens e turismo em nível global
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira (18) que seu Comitê Operacional aprovou por unanimidade a Espanha (Madri) como a nova sede do Escritório Global da organização, o que contribuirá para gerar valor tangível para seus membros e impulsionar o potencial de crescimento do setor.
Outros países manifestaram interesse em sediar o Escritório Global — Emirados Árabes Unidos (Dubai), França, Itália e Suíça — e os critérios de avaliação foram baseados em seis áreas: custos de aluguel e operação de escritórios; ambiente fiscal, incentivos e competitividade; estruturas de vistos acelerados e permissões de trabalho no destino; apoio governamental; custo de vida para atrair e reter talentos; e proximidade com organizações internacionais.
A decisão de escolher a Espanha (Madri) foi respaldada pelos 17 membros do Comitê Operacional do WTTC, após uma avaliação abrangente das necessidades estratégicas e operacionais de longo prazo da organização. Os membros concordaram que Madri representa a melhor opção de acordo com os critérios de avaliação.
Os desafios relacionados ao Brexit, como as restrições à mobilidade de talentos, tornaram o Reino Unido menos atrativo, em um momento em que o WTTC busca continuar fortalecendo sua posição de liderança e tornar-se ainda mais ágil dentro do setor.
O estabelecimento de um escritório na Espanha (Madri) proporciona ao WTTC acesso imediato a um grupo de talentos significativamente mais amplo e diverso, que abrange cerca de 350 milhões de profissionais qualificados na região, além da proximidade com organizações internacionais, o que permitirá uma colaboração estruturada.

“Gostaríamos de agradecer ao governo da Espanha por seu apoio durante este processo de criação do novo Escritório Global do WTTC”, afirmou Gloria Guevara, CEO e Presidente Interina do WTTC. Segundo ela, a Espanha priorizou o setor de viagens e turismo e compreende claramente a enorme contribuição que essa indústria oferece ao crescimento global.
A Espanha (Madri) também foi selecionada por sua sólida conectividade internacional, por meio do Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, por seu ambiente empresarial competitivo, pelo apoio governamental, pelas sinergias com organizações internacionais do setor, como a ONU Turismo, e por seu alinhamento com a missão global do WTTC.
O novo escritório fará parte central da rede mundial do WTTC, apoiando suas reconhecidas atividades de advocacy do setor, pesquisa e engajamento com seus membros em nível global.




