terça-feira, junho 17, 2025
InícioEconomia do turismoDIÁRIO entrevistou Roberto Nogueira, diretor do Hotel Clube dos...

DIÁRIO entrevistou Roberto Nogueira, diretor do Hotel Clube dos 500

Redação DT

Muitos brasileiros já ouviram falar do Hotel & Golfe Clube dos 500. Um hotel clássico com paisagismo de Burle Marx, layout do arruamento de Prestes Maia, afresco de Di Cavalcanti, capela com afresco de Ricardo Menescale e localizado às margens da Via Dutra. O empreendimento está sob nova direção e o DIÁRIO – para resgatar um pouco da memória do lendário hotel – entrevistou Roberto Nogueira, diretor geral, para saber um pouco mais de sua gestão à frente do espaço e de sua carreira na hotelaria.

Nogueira é fisiologista formado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e tem três MBA´s no currículo: Gestão Empresarial (FGV), Empreendedorismo (Babson School – Massachussets) e Hotelaria de Luxo (URM em Paris). É professor universitário, palestrante sobre mercado de luxo e de saúde e fonte jornalística nos segmentos.

Desde 2014 é diretor geral do Hotel & Golfe Clube dos 500 e na área de “Service Innovation” onde implanta, implementa e customiza a prestação de serviço em empreendimentos para a hospitalidade. Com mais de 25 anos de experiência na área de hotéis, Roberto já atuou na Haber Hotelaria e cuidou pessoalmente de empreendimentos como TW Guaimbê, Pirâmides de Jarinu, SPAventura Ecolodge Hotel, Unique Garden Hotel & SPA – neste último fez a implantação e esteve na direção até novembro de 2011.

DIÁRIO- Há quanto tempo trabalha com hotelaria e por onde já passou? 

Roberto Nogueira – Minha carreira no núcleo hoteleiro completou 25 anos. Atualmente dirigindo o Hotel & Golfe Clube dos 500, também atuo na formação do mercado de serviço, mais especificamente voltado ao luxo. Passei por hotéis como: Unique Garden, Viktória Garten, SPAventura, e participando de implantações como TW Guaimbé, Portal do Equilibrium e Pirâmides de Jarinu.

DIÁRIO- Fale-nos sobre o Clube dos 500. Quando chegou e quais as novidades no produto?

Roberto Nogueira – O Clube dos 500 é um verdadeiro oásis entre São Paulo e Rio de Janeiro. Em uma área de 600 mil m², a proposta é a de que os hóspedes desfrutem da infraestrutura de um hotel grande e a exclusividade e a personalidade de um hotel pequeno, com o charme e o clima acolhedor do interior paulista.

Localizado no Vale do Paraíba, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, o hotel é tombado pelo Patrimônio Histórico e marcado pela arte, bom gosto e força de sua história ligada a grandes nomes da nossa cultura, como a arquitetura de Oscar Niemeyer, paisagismo de Burle Marx, layout do arruamento do urbanista Prestes Maia, o afresco de Di Cavalcanti e a capela com afresco de Ricardo Menescal.

Imagem externa do Hotel & Golfe Clube dos 500 (Foto: Marcos J. T. Oliveira)
Imagem externa do Hotel & Golfe Clube dos 500 (Foto: Marcos J. T. Oliveira)

Estou desde novembro de 2014 envolvido em inovação de serviços e revitalização da marca. Em agosto de 2015, assumi plenamente os trabalhos no hotel e muitas implantações foram completadas. Temos a nossa própria linha de amenities, natural, sem silicones ou testes animais. Casado a este lançamento, temos também o aroma desenvolvido para o marketing olfativo que pode ser apreciado em todos os nossos ambientes. Uma combinação de bambu e gengibre deixam o frescor que revigora e energiza.

Mini bar também foi alvo que melhorias, com itens de maior qualidade e variedade. Atualização de enxoval, mudança cenográfica constante, repaginação de ambientes e apartamentos, contratação de dois Chefs que reinventaram a nossa culinária, além de que hoje também produzimos em nossa horta orgânica os ingredientes que vai direto à mesa do cliente. Implementação de serviços com passeios de balão, quadra de tênis, pista de cooper, parceria com Guias de Turismo com roteiros religiosos, de aventura e histórico.

DIÁRIO- O hotel é conhecido ou falta algum trabalho de marketing/comunicação?

Roberto Nogueira – O Hotel teve sua inauguração em 1951, o que faz dele um marco e claro, passamos a contar mais sobre este grande produto. Temos ampliado os relacionamentos de marketing direto e indireto, bem como reforçou-se o relacionamento com os grandes veículos fazendo-o referência e fonte jornalística em várias áreas. Estamos entre os 10 melhores campos de Golfe do Brasil e entre os Top 50 do mundo. Presente em feiras e eventos, maior utilização de redes sociais, anúncios e parcerias com rádio e televisão tem sido ferramentas para otimizar a propagação das boas notícias. Também conduzimos atividades de inter-relacionamento com fornecedores para desenvolvimento local e ampliando assim o enriquecimento do entorno.

DIÁRIO- A região tem hotéis semelhantes ao Clube dos 500?

Roberto Nogueira – Minha concorrência local difere-se do nosso produto. O Vale do Paraíba é muito rico em hotelaria, porém com outro perfil de produto e de serviço.

Capela com afresco de Ricardo Menescal onde são celebrados casamentos o ano inteiro. (Foto: divulgação)
Capela com afresco de Ricardo Menescal onde são celebrados casamentos o ano inteiro. (Foto: divulgação)

DIÁRIO- O hotel atende ao segmento MICE (eventos)? Qual o principal evento que recebe/realiza?

Roberto Nogueira – O Hotel, além de hospedagem para o lazer, atende desde convenções até palestras, treinamentos e meetings empresariais. Todas as salas são equipadas com ar-condicionado e wi-fi. O hotel também dispõe de modernos equipamentos áudios-visuais para que os eventos sejam completos e perfeitos. São 5 salões para convenção, Cinema, Boate, La Cave, Restaurante Di Cavalcanti, Restaurante Flamboyant, Restaurante Casa Amarela, Gastrobar e Campo de Golfe.

Os bucólicos jardins, com suntuosas árvores e lagos, oferecem o ambiente perfeito para um casamento no campo. Infraestrutura completa: Capela com 142m e capacidade para até 220 convidados, serviço de banquetes, atendimento impecável, hospedagem, salão de beleza, fornecimento de serviço em parceria com grandes nomes para cerimonial, floricultura e decoração, bandas e DJ´s, doces e bolos. Os noivos contam ainda com uma suíte especial para arrumação da noiva e para a tão sonhada noite de núpcias. A suíte possui decoração especial, cama king size, banheira e amenities diferenciados. Tudo para um dia inesquecível.

DIÁRIO- Hotelaria no Brasil: como vê o segmento no Brasil? Crescendo?

Roberto Nogueira – O mercado brasileiro cresce em várias vertentes – serviço é uma das que mais cresceu nos últimos tempos. O que falta no Brasil é mão de obra qualificada, disposição para o trabalho e comprometimento com a marca. Os jovens têm maior acesso e se formam mal. Por ser um povo hospitaleiro, temos mais habilidade para servir, mas antes, temos que desenvolver disciplina pessoal, desapego a feriados e se abrir para um mercado que tem muitas variantes; são escolas para a vida onde nelas se aprende a viver com a diferença.

Muitas empresas erram em não preparar seu efetivo e permitem assim um turnover depreciativo. Para a hotelaria, recursos de treinamento ainda são as melhores ferramentas de sucesso.

Roberto Nogueira é palestrante sobre o mercado de luxo e professor na URM e Senac. (Foto: Cynthia Barros)
Roberto Nogueira é palestrante sobre o mercado de luxo e professor na URM e Senac. (Foto: Cynthia Barros)

DIÁRIO- Tem alguma metodologia própria por trabalhar com hospitalidade?

Roberto Nogueira – Como já foi batizado, o “Método RN” tem sido minha garantia de sucesso na prestação de serviço. Confio na equipe e a atualizo constantemente. Faço do treinamento uma regra que exige acompanhamento constante para garantir eficácia. Desenvolvo todo o material didático, dou as aulas, cobro o exercício na prática.

Me envolvo com qualquer mudança e sou sempre aberto as mesmas. Faço questão da repaginação e do movimento, gosto de manipular a energia à favor do empreendimento e das pessoas. Faço constante 360º para conhecer ainda mais o perfil dos meus profissionais, chamo minha sala de Laboratório de Criação, e estou sempre andando com um dos meus bichos de estimação. Cultuo na equipe e nos clientes o amor à natureza e seus meios, respeito à vida e ao outro.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque