sábado, abril 19, 2025
InícioDestinosAcessibilidade atrai turistas com deficiências para Pernambuco

Acessibilidade atrai turistas com deficiências para Pernambuco

(Edição do DIÁRIO com agências)

Quando desembarcou em Recife (PE), no último sábado (17), a bordo de sua cadeira de rodas, a empresária Carmem Lúcia de Almeida, de Valparaiso (GO), já tinha programação definida para os dias de descanso em Porto de Galinhas. O luau da ONG Rodas da Liberdade prometia muita diversão, comida, bebida e atrações culturais. A escolha do destino nos últimos três anos quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral – tem um motivo: Porto de Galinhas é uma das cinco praias de Pernambuco onde banhistas locais e turistas contam com cadeiras anfíbias, que permitem que pessoas em cadeiras de roda aproveitem um banho de mar.

O local conta ainda com monitores treinados, rampa de acesso e esteira na areia da praia que facilitam a vida de cadeirantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida e até quem ainda nem aprendeu a andar, como crianças conduzidas pelos pais em carrinhos de bebê. “Venho duas vezes por ano. Sou bem recebida e aproveito o mar como eu fazia antes de ter o AVC”, afirma Carmem, que viaja na companhia do marido, Luiz Andrade.

O programa de acessibilidade desenvolvido pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), com parceiros, também oferece banho assistido em Boa Viagem, Candeias, Tamandaré e Fernando de Noronha. Em três anos, 7 mil banhistas já desfrutaram do serviço. A experiência faz com que muitos retornem para aproveitar a experiência mais uma vez, mas outros resolveram ficar.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque