sábado, abril 19, 2025
InícioDestinosConheça cinco museus para visitar na Cidade do México

Conheça cinco museus para visitar na Cidade do México

Além de ser um destino turístico para os que buscam a agitação ou a paisagem das belas praias, o México pode ser um ótimo paradeiro para quem procura conhecer melhor sobre um local tão rico em cultura e história, indo muito além das populares pirâmides construídas por suas antigas civilizações.

A capital mexicana conta com uma gama de museus, parada certa para os turistas que buscam conhecer um pouco mais sobre a história local. Por isso, selecionamos cinco museus imperdíveis para mergulhar na história e na cultura quando for à Cidade do México:

Museu Nacional de Antropologia

Localizado dentro do Bosque de Chapultepec, o Museu Nacional de Antropologia preserva as origens da complexa estrutura que atualmente forma a nação mexicana. O edifício foi inaugurado em 1964 e desenhado pelo arquiteto mexicano Pedro Ramíres Vázquez. Dividido em 23 salas temáticas, você encontrará exposições e peças como a Pedra do Sol – popularmente chamada de “calendário asteca” – cabeças de pedra gigantes da civilização Olmeca, tesouros da civilização Maia, réplica da tampa do sarcófago de Pacal, o Grande e mostras etnológicas da vida rural mexicana contemporânea. Encontrará também salas dedicadas aos zapotecas, toltecas, teotihuacanos, mexicas/astecas e uma maquete da planta da antiga capital asteca Tenochtitla, onde hoje é ocupada pela zona central da Cidade do México. Nos jardins, algumas réplicas de estelas e esculturas provenientes das famosas zonas arqueológicas localizadas em Chiapas, Oaxaca ou Yucatan. Recomenda-se alugar um audioguia na entrada do museu, que explicará a história e o significado das peças.

Horário de funcionamento: terça a domingo – 9h às 19h.
Ingressos para exposição permanente: $64 pesos mexicanos (aproximadamente 15 reais)

Mais informações em: https://www.mna.inah.gob.mx/ 

Museu Soumaya

Museu Soumaya, inaugurado em 1994. (Fotos: divulgação)
Museu Soumaya, inaugurado em 1994. (Fotos: divulgação)

Integrante da Fundação Carlos Slim, o Museu Soumaya foi inaugurado em 1994. Curiosamente, o museu ocupa dois espaços distintos: um edifício de importância histórica na Plaza Loreto, na região sul da cidade, e a nova sede, de arquitetura moderna e arrojada, projetada por Fernando Romero e inaugurada em 2011 na Plaza Carso, região norte da Cidade do México. A instituição não tem fins lucrativos e visa preservar e expor obras artísticas, documentos históricos, relíquias religiosas, entre outros. Conta com exposições permanentes, temporárias, itinerantes e áreas para lazer, palestras, filmes e programa interativos. O museu possui um acervo de mais de 60 mil peças, incluindo obras de Picasso, Dali, Tamayo, Siqueiros e Rivera, abrangendo assim produções artístico-culturais do México, América Latina e Europa.

Horário de funcionamento:

Plaza Loreto: quarta à segunda das 10:30 – 18:30h – sábado até as 20h
Plaza Carso: todos os dias das 10:30 as 18:30h

Ingressos: gratuitos
Mais informações em: https://www.soumaya.com.mx/index.php/esp

Museu de História Natural e Cultura Ambiental

museo-de-historia-natural-y-cultura-ambiental

Também localizado no Bosque de Chapultepec e próximo ao Museu Nacional de Antropologia, o Museu de História Natural e Cultura Ambiental retrata curiosidades sobre a origem da vida, a evolução das espécies encontradas na Terra e o conceito de universo. O museu conta com exposições temporárias e permanentes, assim como visitas guiadas e programações de “noites no museu”. Muito atrativo para o público infantil, o local ainda conta com apresentações de teatro.

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h.
Ingressos: público em geral – $24 pesos mexicanos (aproximadamente 6 reais)
Crianças de 3 a 12 anos – $11 pesos mexicanos (aproximadamente 3 reais)

Mais informações em: https://www.sedema.df.gob.mx/museodehistorianatural/?view=featured

Museu Frida Kahlo

LakeVereaFridaFinal21 (1)

Localizado em um dos bairros mais antigos e belos da Cidade do México e muito frequentado por turistas de todo o mundo, o Museu da artista plástica Frida Kahlo é parada obrigatória. Em 1958, a casa onde a pintora viveu foi convertida em museu, quatro anos após sua morte. Muito colorida, a casa azul conta com diversas obras da artista como Viva la Vida (1954), Frida y la cesárea (1931), retrato de mi padre Wilhelm Kahlo (1952), entre outras.  São oferecidas visitas guiadas em espanhol e inglês.

Funcionamento:

Terça – 10:00 – 17:45h
Quarta – 11:00 – 17:45h
Quinta a domingo – 10:00 a 17:45h

Ingressos:

Os preços dos ingressos variam de acordo com o dia de semana.
Durante a semana $120 pesos mexicanos para o púbico em geral (aproximadamente 26 reais)
Nos fins de semana: $140 pesos mexicanos para o público geral (aproximadamente 30 reais)
Vale ressaltar que parar tirar fotos dentro do museu, é preciso pagar por uma permissão. Esta custa $60 para o público geral (aproximadamente 13 reais).

Mais informações em: https://www.sedema.df.gob.mx/museodehistorianatural/?view=featured

Museu de Arte Popular

Museu de Arte Popular

Os amantes de artesanato não devem deixar de visitar o Museu de Arte Popular na Cidade do México. Este foi inaugurado em 2006, com a intenção de promover a arte popular através de espaços vivos, dinâmicos, permanentes ou itinerantes. A visita ao museu leva o turista a viajar por séculos de história, conhecendo tradições, costumes e uma diversidade de culturas que impulsionaram a produção artística de um povo tão rico, fundamental na formação da cultura mexicana. O museu conta com um acervo de artigos de olaria, cestaria, têxteis elaborados na tecelagem de cintura, peças de ebanesteria e papel colorido picado, e muito mais.

Funcionamento:

Terça a domingo: das 10:00 as 18:00h
Quartas: das 10:00 as 21:00h
Ingressos – público geral: $40 pesos mexicanos (aproximadamente 9 reais)
Mais informações em: https://www.map.df.gob.mx/index.php/home

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque