Das agências com edição do DT
No dia 12 de setembro, a Infraero realiza o Café de Negócios. Encontro reunirá empresários e a administração do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva. Ação tem o objetivo de apresentar as oportunidades de negócios e investimentos na região.
O empreendimento é considerados o sexto maior aeroporto em circulação de passageiros e quinto em movimento de aeronaves na rede de 55 aeroportos da empresa. O complexo aeroportuário conta com 415,4 mil m² de áreas que podem ser ocupados por projetos nos segmentos de comércio, hotelaria, manutenção de aeronaves, eventos, entre outros.
Resultados do primeiro semestre
No primeiro semestre deste ano, a movimentação de passageiros no Santa Genoveva chegou a 1,56 milhão de embarques e desembarques. Número 5,67% maior que o mesmo período de 2017.
Alguns fatos que reforçam essa retomada de crescimento são os novos voos da Azul. Ação que liga a capital goiana a Salvador, a nova rota da Passaredo entre Goiânia a Uberlândia e a entrada de aeronaves maiores para voos já existentes. Com isso, chegam a 16 os destinos diretos a partir do Santa Genoveva:
- Brasília
- Barra do Garças
- Confins
- Campo Grande
- Cuiabá
- Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont)
- Guarulhos
- São Paulo/Congonhas
- Campinas
- Palmas
- Porto Seguro
- Recife
- Ribeirão Preto
- Salvador
- Uberlândia
Além dos viajantes, há ainda 1,9 mil de funcionários, entre empregados da Infraero e de companhias aéreas e empresas que atuam no aeroporto. Além dos bairros na região que poderiam ser atendidos pelos empreendimentos instalados no aeroporto.
A estratégia de ocupação dessas áreas faz parte do plano da Infraero para melhorar e ampliar a experiência e a oferta de serviços aos passageiros e demais frequentadores dos aeroportos. Em parceria com a iniciativa privada, o aeroporto pretende receber os empresários para que eles conheçam as possibilidades dentro e fora do terminal de passageiros, além de apresentar o Chamamento Público Comercial (CPC), ferramenta que abre um canal de relacionamento para que o mercado possa desenvolver estudos para concessão de áreas aeroportuárias, melhorando o aproveitamento desses espaços e identificando junto ao mercado a melhor vocação para os terrenos.
Como funciona o chamamento
O Chamamento Público Comercial (CPC) foi instituído pela Lei das Estatais (Lei n°13.303/16) e pelo Decreto-Lei n° 8.428/15. Atividades que definiram os processos de oferta de áreas comerciais para que a iniciativa privada apresente interesse na realização de projetos e estudos. Ação destinada para empreendimentos nos segmentos de hotel, centro comercial, centro médico, centro educacional, dentre outros.
As empresas interessadas deverão solicitar autorização à Infraero para realização dos estudos, conforme editais dos chamamentos. Após a liberação, as interessadas terão prazo de 70 dias para apresentar Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEAs). Os relatórios devem conter estudos mercadológicos, de engenharia, ambiental, de avaliação econômico-financeira e matriz de riscos. Depois de entregues, as pesquisas serão avaliadas pela Infraero, conforme critérios do edital de chamamento. A proposta que for declarada vencedora irá embasar o processo licitatório que definirá a empresa responsável pela execução e exploração do empreendimento comercial.
O primeiro processo de chamamento da Infraero contempla três áreas externas para exploração comercial nos aeroportos de Goiânia, Curitiba e Jacarepaguá. A sessão pública de entrega do requerimento para que a Infraero autorize a realização dos estudos está marcada para o dia 17/9. Este é o prazo final para fazer a solicitação e tirar dúvidas a respeito do processo. O edital pode ser acesso neste link.
Além dos três lotes disponibilizados no Chamamento Público, a Infraero conta com mais de 3 milhões de metros quadrados em áreas comerciais disponíveis em toda a sua rede de aeroportos. É possível que o mercado sugira quais áreas tem interesse para que novos Chamamentos sejam publicados. Os espaços poderão abrigar negócios nos segmentos de hotéis, centros comerciais, concessionárias de veículos e parques de abastecimento de aeronaves.
Serviço
CAFÉ DE NEGÓCIOS – AEROPORTO DE GOIÂNIA/SANTA GENOVEVA
Data: 12/09
Hora: 9 horas
Local: Área de embarque do terminal de passageiros – 1º piso
Contato: (62) 3265-1500 / (62) 3265-1541 / (62) 3265-1510