segunda-feira, maio 19, 2025
InícioPolíticas de turismoSecretária de Turismo de Ilhabela, Bianca Colepicolo, apresenta seus...

Secretária de Turismo de Ilhabela, Bianca Colepicolo, apresenta seus planos de retomada ao DIÁRIO

Ilhabela, município turístico no litoral de São Paulo, tem se mantido à margem da pandemia global e nacional que atualmente atravessamos. Até agora, segundo a Secretaria de Saúde do Município, existem apenas três casos confirmados de Covid-19 e apenas três pessoas aguardando os resultados de exames. O arquipélago não tem pacientes com suspeita de Covid-19 internados. O município mantém o mesmo número de casos confirmados desde 10 de abril. Ilhabela não teve nenhum óbito registrado.

REDAÇíO DO DT


A Prefeitura do município acredita que o sucesso nos esforços voltados ao combate à pandemia do Covid-19, teve como principal medida o decreto de restrição à balsa e o apoio da administração ao isolamento social. A cidade decretou restrição no acesso à balsa desde o dia 20 de março. O DIÁRIO DO TURISMO ouviu a secretária de turismo do município,

DIÁRIO – Secretária, como está a participação dos empresários no processo de isolamento e no entendimento de que uma coisa (isolamento) depende da outra (economia)?

Aqui em Ilhabela o trade turístico formal, hotéis, pousadas, agências e restaurantes, mesmo sendo o mais prejudicado, tem sido o mais compreensivo. Começamos as ações de prevenção em 29 de janeiro, porque estávamos recebendo navios de cruzeiro, então houve muita conversa e preparo desde lá. A conversa com a prefeitura é constante e criamos juntos um plano de vendas futuras e recuperação financeira. Claro que ninguém está super confortável com a situação, mas há uma parceria na tomada de decisões e isso ajuda muito.

DIÁRIO – Com três casos confirmados e já descartados nenhum óbito, segundo a Secretaria Estadual de Saúde de SP (dados do dia 24/4) como o mercado turístico se comportará (ou se comporta)?

Há uma comemoração dos resultados da saúde e devemos esse resultado em especial ao fechamento da travessia. Estamos nos organizando com a ideia de que teremos diversas ondas de contágio e, se mantivermos Ilhabela segura, podemos ser um produto interessante pois as tendências dizem que o turista buscará segurança e exclusividade, isso é, lugares mais vazios; temos 7500 leitos oficiais de hotéis e nossos próximos passos, depois de normalizar a entrada na cidade de moradores e veranistas, é prestigiar quem estiver hospedado na rede formal. É um plano sem cronologia, mas é consenso entre todos de voltar a receber turistas aos poucos e de forma muito ordenada.

DIÁRIO – Em termos econômicos, quanto o município perde em receita oriunda das atividades turísticas com essa paralisação quarentena?

A receita do mês de abril está negativa R$176 mil reais de ISS em relação ao ano passado.

 

O visual incrível da praia de Castelhanos – Créditos: Luis Daniel / Sectur Ilhabela)

DIÁRIO – A MP 905/2019, (Contrato Verde e Amarelo),  que tem o intuito de reduzir encargos trabalhistas de empresas e, dessa forma, estimular a geração de empregos,está para ser votada no congresso. Como o empresariado (e a senhora como empresária) avalia isso? Quais as linhas de crédito ou o apoio que o poder público de Ilhabela está oferecendo ao trade turístico?

A flexibilização das leis trabalhistas vai ajudar muito o mercado, que precisa se atualizar. Quando a CLT foi criada, os empregos eram basicamente na área industrial, hoje os serviços dominam o cenário na maioria das cidades e o turismo é uma área onde o Brasil pode ser um grande player mundial, precisa de leis que se adaptem na atividade.

Em Ilhabela estamos com as seguintes ações:

– Injetamos R$ 23 milhões diretamente na economia através da distribuição de um cartão ao trabalhador que teve sua renda comprometida;

– Estamos criando o Programa Emergencial Ilhabela Unida pela Geração de Renda, que vai oferecer vantagens tributárias, subsidiar os vale alimentações dos empregados e segurar os contratos de trabalho suspensos após o prazo de 2 meses do Governo Federal, se necessário.

DIÁRIO – Quais são os planos da secretaria de Turismo para a Retomada?

Na travessia da balsa, depois de normalizar para moradores e veranistas (um público que queremos resgatar na Ilhabela, que acabou dando lugar às casas de aluguel), vamos prestigiar hóspedes de hotéis e pousadas regulares.  Estamos também com um projeto de lei em andamento para regulamentar essas hospedagens caseiras.

Criamos uma plataforma de vendas diretas com voucher promocionais e estamos credenciando as empresas do trade. Vamos lançar uma campanha de “vem depois” com calendário de eventos esportivos e pacotes vantajosos. Vamos também comprar diretamente alguns pacotes para oferecer à imprensa e agentes de viagens na hora da retomada. Nessa próxima semana, já enviaremos aos agentes de viagens uma revista bilingue oferecendo nossos pacotes e atrativos.

Para a estruturação interna, estamos lançando um livro “Turismo, nosso trabalho gera empregos”, temos mais de 300 vagas de cursos de capacitação já contratadas, uma parceria forte com o SEBRAE e com o Circuito Litoral Norte para ações de incentivo e promoção.

Continuamos trabalhando para fortalecer o turismo de natureza, estruturando as trilhas, incentivando a observação de baleias e pássaros, temos projetado o centro de convenções, mercado municipal e obras para a economia criativa: casa do Niemeyer e Centro de Inovação.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque