Secretária de Turismo de Ilhabela, Bianca Colepicolo, apresenta seus planos de retomada ao DIÁRIO

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Ilhabela, município turístico no litoral de São Paulo, tem se mantido à margem da pandemia global e nacional que atualmente atravessamos. Até agora, segundo a Secretaria de Saúde do Município, existem apenas três casos confirmados de Covid-19 e apenas três pessoas aguardando os resultados de exames. O arquipélago não tem pacientes com suspeita de Covid-19 internados. O município mantém o mesmo número de casos confirmados desde 10 de abril. Ilhabela não teve nenhum óbito registrado.

REDAÇÃO DO DT


A Prefeitura do município acredita que o sucesso nos esforços voltados ao combate à pandemia do Covid-19, teve como principal medida o decreto de restrição à balsa e o apoio da administração ao isolamento social. A cidade decretou restrição no acesso à balsa desde o dia 20 de março. O DIÁRIO DO TURISMO ouviu a secretária de turismo do município,

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DIÁRIO – Secretária, como está a participação dos empresários no processo de isolamento e no entendimento de que uma coisa (isolamento) depende da outra (economia)?

Aqui em Ilhabela o trade turístico formal, hotéis, pousadas, agências e restaurantes, mesmo sendo o mais prejudicado, tem sido o mais compreensivo. Começamos as ações de prevenção em 29 de janeiro, porque estávamos recebendo navios de cruzeiro, então houve muita conversa e preparo desde lá. A conversa com a prefeitura é constante e criamos juntos um plano de vendas futuras e recuperação financeira. Claro que ninguém está super confortável com a situação, mas há uma parceria na tomada de decisões e isso ajuda muito.

DIÁRIO – Com três casos confirmados e já descartados nenhum óbito, segundo a Secretaria Estadual de Saúde de SP (dados do dia 24/4) como o mercado turístico se comportará (ou se comporta)?

Há uma comemoração dos resultados da saúde e devemos esse resultado em especial ao fechamento da travessia. Estamos nos organizando com a ideia de que teremos diversas ondas de contágio e, se mantivermos Ilhabela segura, podemos ser um produto interessante pois as tendências dizem que o turista buscará segurança e exclusividade, isso é, lugares mais vazios; temos 7500 leitos oficiais de hotéis e nossos próximos passos, depois de normalizar a entrada na cidade de moradores e veranistas, é prestigiar quem estiver hospedado na rede formal. É um plano sem cronologia, mas é consenso entre todos de voltar a receber turistas aos poucos e de forma muito ordenada.

DIÁRIO – Em termos econômicos, quanto o município perde em receita oriunda das atividades turísticas com essa paralisação quarentena?

A receita do mês de abril está negativa R$176 mil reais de ISS em relação ao ano passado.

 

O visual incrível da praia de Castelhanos – Créditos: Luis Daniel / Sectur Ilhabela)

DIÁRIO – A MP 905/2019, (Contrato Verde e Amarelo),  que tem o intuito de reduzir encargos trabalhistas de empresas e, dessa forma, estimular a geração de empregos,está para ser votada no congresso. Como o empresariado (e a senhora como empresária) avalia isso? Quais as linhas de crédito ou o apoio que o poder público de Ilhabela está oferecendo ao trade turístico?

A flexibilização das leis trabalhistas vai ajudar muito o mercado, que precisa se atualizar. Quando a CLT foi criada, os empregos eram basicamente na área industrial, hoje os serviços dominam o cenário na maioria das cidades e o turismo é uma área onde o Brasil pode ser um grande player mundial, precisa de leis que se adaptem na atividade.

Em Ilhabela estamos com as seguintes ações:

– Injetamos R$ 23 milhões diretamente na economia através da distribuição de um cartão ao trabalhador que teve sua renda comprometida;

– Estamos criando o Programa Emergencial Ilhabela Unida pela Geração de Renda, que vai oferecer vantagens tributárias, subsidiar os vale alimentações dos empregados e segurar os contratos de trabalho suspensos após o prazo de 2 meses do Governo Federal, se necessário.

DIÁRIO – Quais são os planos da secretaria de Turismo para a Retomada?

Na travessia da balsa, depois de normalizar para moradores e veranistas (um público que queremos resgatar na Ilhabela, que acabou dando lugar às casas de aluguel), vamos prestigiar hóspedes de hotéis e pousadas regulares.  Estamos também com um projeto de lei em andamento para regulamentar essas hospedagens caseiras.

Criamos uma plataforma de vendas diretas com voucher promocionais e estamos credenciando as empresas do trade. Vamos lançar uma campanha de “vem depois” com calendário de eventos esportivos e pacotes vantajosos. Vamos também comprar diretamente alguns pacotes para oferecer à imprensa e agentes de viagens na hora da retomada. Nessa próxima semana, já enviaremos aos agentes de viagens uma revista bilingue oferecendo nossos pacotes e atrativos.

Para a estruturação interna, estamos lançando um livro “Turismo, nosso trabalho gera empregos”, temos mais de 300 vagas de cursos de capacitação já contratadas, uma parceria forte com o SEBRAE e com o Circuito Litoral Norte para ações de incentivo e promoção.

Continuamos trabalhando para fortalecer o turismo de natureza, estruturando as trilhas, incentivando a observação de baleias e pássaros, temos projetado o centro de convenções, mercado municipal e obras para a economia criativa: casa do Niemeyer e Centro de Inovação.

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