Ana Paula Almeida é secretária de Turismo de São José do Barreiro. Esta é uma das cidades paulistas pela qual D. Pedro I passou na jornada para proclamar a Independência do Brasil. E além de ser secretária de uma cidade histórica, Ana Paula tem vasta experiência no turismo. Por isso, ela escreveu um artigo sobre a presença e a força das mulheres no turismo brasileiro.
Leia o artigo completo abaixo:
A força das mulheres no turismo
O turismo é uma atividade econômica em crescimento no Brasil e com relevante presença das mulheres. Tanto que no mundo, elas são responsáveis por 54% da força de trabalho no setor, de acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), a renomada autoridade empresarial do turismo mundial.
Assim, a participação feminina é destaque em agências de viagem, operadoras de turismo, meios de hospedagem e serviços de alimentação. Mas não só. Cada vez mais elas estão ocupando espaços em cargos de gestão e como empreendedoras.
Dessa maneira, estão se aprimorando, inovando e se fortalecendo. É o que constato no meu dia a dia como secretária de Turismo da Estância Turística de São José do Barreiro. A cidade é porta de entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina e destino de ecoturismo e turismo histórico.
Aqui, temos o Conexão Barreiro, um grupo de mulheres empreendedoras que estão buscando novas formas de alavancar seus negócios ligados ao turismo, a maioria em gastronomia e artesanato.
Eu mesma faço parte deste movimento de mais mulher no turismo. Trabalhei em empreendimentos turísticos no setor privado, faço faculdade de turismo e há poucos meses assumi a pasta da Secretaria de Turismo. Sendo assim, minha principal meta é fomentar a nossa estrutura turística para que inove e cresça.
Barreiro é estância turística há 24 anos, tem atrativos naturais e construídos de alta relavância. Ela fica no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, mas ainda não explora todo seu potencial turístico.
Estamos construindo isso tijolo por tijolo. Mas o clima é muito favorável. Pois a iniciativa privada aqui é parceira do poder público, a exemplo das mulheres empreendedoras do Conexão Barreiro e do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), que é muito atuante.
E temos apoio da Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, que está nos ajudando a estruturar ferramentas importantíssimas para um destino florescer.
Esses são indicadores que vão nos nortear em políticas públicas para o turismo, assim como subsidiar empreendedores a desenvolverem seus negócios aqui em São José do Barreiro.
E temos outros parceiros importantes, como: a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), a Associação Mulher Empresária (Amepic) e a Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp). Essas associações incentivam a participação das mulheres também na gestão do turismo.
Exemplo disso foi o primeiro encontro Mulheres do Turismo Paulista, realizado no último dia 27 de setembro, em Jundiaí, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, que é celebrado na mesma data.
O evento, que contou com a participação da primeira-dama do Estado de São Paulo, Luciana Garcia. Além de primeiras-damas dos Municípios de Interesse Turístico e das estâncias paulistas. Bem como gestoras de turismo, secretárias, diretoras, técnicas em turismo e turismólogas, o que mostra a força das mulheres no turismo de São Paulo.
Inclusive, no evento foi anunciada a criação do Fórum das Mulheres do Turismo Paulista. Ele será para a troca de experiências e discussão do futuro do turismo em todo o Estado de São Paulo. E com certeza será um aprendizado enorme participar deste fórum.
Porque a Estância Turística de São José do Barreiro faz parte deste movimento de mais mulheres na gestão do turismo. Visando sempre entregar aos turistas experiências memoráveis, experiências que os façam voltar à nossa terra.
*Ana Paula Almeida é secretária de Turismo de São José do Barreiro. Para saber mais sobre Ana Paula e os trabalhos turísticos na cidade, acesse o site da Prefeitura do Município.