(Edição do DT com agências)
A partir da meia-noite deste sábado (18), entra em vigor o Horário Brasileiro de Verão 2016, medida que adianta os relógios em uma hora. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) recomenda aos passageiros das companhias aéreas associadas, com voos domésticos e internacionais programados para a data, que redobrem a atenção aos horários de embarque e de conexões, incluindo os preparativos de deslocamento para o aeroporto.
A mudança inclui 10 estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul), além do Distrito Federal. As exceções são as regiões Norte e Nordeste, que não aderem ao regime de horário.
Veja também as mais lidas do DT
Até o dia 21 de fevereiro do ano que vem, os voos das associadas operados nas regiões Norte e Nordeste terão suas chegadas e partidas antecipadas em uma hora em relação aos horários atualmente em vigor (por exemplo, um voo que hoje sai de Salvador para São Paulo às 16h, passa a decolar às 15h durante a vigência do horário de verão). As saídas de outros estados para essas regiões não sofrerão alterações no embarque.
O diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Ronaldo Jenkins, lembra que “os bilhetes aéreos apresentam sempre a hora local, ou seja, a informação da partida refere-se ao horário na cidade de origem e, a da chegada, refere-se ao horário da cidade de destino”.
As passagens já são comercializadas pelas empresas aéreas com o horário ajustado. No entanto, caso o passageiro tenha dúvida sobre o seu voo, recomenda-se que entre em contato com a companhia contratada.