Warning: Undefined array key "color-1-overlay" in /home/diariodoturismoc/public_html/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2677

Warning: Undefined array key "color-2-overlay" in /home/diariodoturismoc/public_html/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2677

Abel Castro fala ao DT sobre o novo momento da Accor nas Américas

Continua depois da publicidade

Para Abel Castro, Chief Development Officer (CDO) Accor Américas na divisão PM&E, mercado hoteleiro na região pode viver anos brilhantes

Por Zaqueu Rodrigues* 

“A hotelaria brasileira viveu um momento promissor em 2024, com o turismo se consolidando como um dos setores mais aquecidos do ano”, analisa Abel Castro, Chief Development Officer (CDO) Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy. A constatação do executivo tem como um de seus fundamentos o último levantamento realizado este ano pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil).

Veja também as mais lidas do DT

Após analisar 537 hotéis de redes hoteleiras associadas, totalizando 85.589 quartos no país, o estudo do FOHB revelou que – de janeiro a agosto de 2024 – a taxa de ocupação dos hotéis cresceu 1,2% em comparação ao mesmo período de 2023. “O relatório mostrou um crescimento nos segmentos hoteleiros econômico (0,7%), midscale (2,2%) e upscale (0,3%)”, examina Abel Castro, que vê o Brasil como um terreno fértil para o crescimento da hotelaria.

Américas

O executivo da Accor Hotels aponta que 2024 foi um ano promissor também para a hotelaria das Américas, região estratégica para o futuro da rede hoteleira francesa. “Temos planos ambiciosos para expandir ainda mais as marcas PM&E na região, que apresenta grande potencial para aumentar o número de turistas internacionais”.

Em uma leitura panorâmica das Américas, Abel Castro observa que o Chile, Argentina, Peru e Colômbia são países que se destacam pelas culturas vibrantes, enquanto o México se posiciona como uma porta de entrada para o turismo internacional. “Os Estados Unidos também estão na nossa mira, considerando destinos-chave”, diz ele.

Neste ano, a presença da Accor nas Américas avançou de modo estratégico na expansão das marcas Premium, Midscale & Economy (PM&E), principalmente as marcas globais já consolidadas como Novotel, Pullman, Mercure e ibis. A meta da Accor é ampliar o portfólio de 450 para 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027.

A rede conta com cerca de 100 hotéis PM&E em desenvolvimento na região para os próximos anos. “Estamos focados em expandir com novos hotéis e resorts all-inclusive, além de introduzir marcas como Pullman, Novotel e Handwritten Collection em mercados-chave como Chile, Colômbia, Peru e México”, especifica Abel.

Abel Castro
ibis Lavras (MG)

ibis 50

Aos 50 anos completados em 2024, a marca ibis está na linha de frente da expansão da Accor. A história da marca foi contada pelo Diário em abril deste ano na reportagem “Ibis, marca icônica da hotelaria mundial, completa 50 anos”. O Diário também iluminou a sua expansão, as celebrações e os rumos da marca em uma edição especial da revista PAYSAGE.

Nas palavras de Abel, “ibis revolucionou a hotelaria econômica com seu legado de credibilidade, conveniência e custo-benefício. Continuaremos expandindo a família ibis com estratégia focada em fortalecer sua presença nas Américas. A marca seguirá inovando e se renovando, acompanhando as tendências do mercado e reforçando seus territórios: da música (ibis), criatividade (ibis Styles) e urbano (ibis budget)”.

O executivo também destaca a família ibis como peça central na estratégia de expansão da Accor. “O seu reconhecimento global facilita significativamente nossa abordagem de crescimento por franquias, modelo de negócios que representa 80% dos nossos contratos assinados. Essa estratégia não só amplia a capilaridade do nosso portfólio, mas também potencializa a rentabilidade dos hotéis, atraindo investidores”.

Abel diz que a flexibilidade das marcas ibis permite a expansão tanto em grandes centros urbanos quanto em cidades em crescimento. Em 2024 foram inaugurados os hotéis ibis Tubarão (SC), ibis Styles Goiânia Shopping Estação (GO), ibis Lavras (MG), ibis Styles Barretos (SP) e ibis Serra Talhada (PE). Ainda neste ano estão previstas as aberturas dos hotéis ibis budget Guarulhos Aeroporto (SP) e ibis Styles Maragogi (AL); este segundo é o primeiro ibis pé na areia das Américas.

Os hotéis ibis representam 60% das operações da Accor Hotels na região. “O sucesso de ibis reside na sua adaptabilidade a diferentes mercados”, identifica Abel, que revela que entre os novos projetos da marca na região “destacam-se o ibis Styles Armenia, na Colômbia; ibis budget Manta, no Equador; ibis Styles em Escobar e Lomas de Zamora, na Argentina; além de diversos projetos no Brasil, incluindo estados como o Mato Grosso, Ceará, Minas Gerais e Bahia”.

Abel Castro
Handwritten Collection São Francisco (Crédito: Accor – divulgação)

Hotéis Boutique

Em 2024 a Accor Hotels comemorou a chegada de duas novas marcas soft brand ao mercado das Américas. A primeira é a Handwritten Collection, criada em 2023 e que já conta com 35 hotéis em operação no mundo.

Os primeiros hotéis Handwritten Collection das Américas são o Hotel Stratford San Francisco (EUA) e Marival Distinct, em Nuevo Vallarta (México). Abel explica que eles marcam a entrada dessa coleção de hotéis boutique nas Américas.

Outra marca boutique novidade no mercado hoteleiro da região é a TRIBE, que combina negócio flexível e ambientes com designs sofisticados. Depois de estrear em Medellín (Colômbia), a marca estreará no Brasil em 2025 na capital mineira Belo Horizonte (MG).

Abel Castro
Marival Distinct, em Nuevo Vallarta (México)

A nova hotelaria

Abel Castro conta que tem visto uma grande mudança na construção de hotéis, que começam a considerar as pautas de ESG desde a concepção do projeto, algo que poucas pessoas se preocupavam. “A Accor está acompanhando essa tendência e é pioneira em iniciativas de sustentabilidade no setor, considerando a redução do consumo de água e energia no momento de construção dos novos hotéis”.

“Temos equipes que estudam e aplicam as melhores abordagens para minimizar o impacto ambiental, como o uso de materiais de construção ecoeficientes, sistemas de energia inteligentes e fornecedores responsáveis. Buscamos garantir que cada aspecto da construção do hotel, desde o projeto até a execução, esteja alinhado com os padrões de sustentabilidade da rede”, assegura Abel.

Diante da urgência climática e mudanças políticas, culturais, econômicas e sociais, Abel Castro enfatiza que o ensino da arte hoteleira é fundamental para a expansão do mercado. “O grande desafio da educação hoteleira no Brasil é preparar os profissionais para a realidade operacional, para que estejam prontos para enfrentar o dia a dia do mercado de trabalho, que muitas vezes é diferente da teoria”.

A expectativa de Abel Castro para hotelaria em 2025 é que a rentabilidade dos hotéis continue em progresso. “Nos últimos dois anos tivemos avanços fortes no setor com um aumento considerável das diárias e controle de custos, o que me leva a crer que os próximos anos serão brilhantes para a hotelaria na região”, prevê Abel.

*Zaqueu Rodrigues é jornalista freelancer, colaborador do DIÁRIO

 

 

LEIA TAMBÉM:

Marcelo Marinho destaca crescimento da ICH Hotéis em 2024 e desafios no turismo nacional

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade