ibis, marca icônica da hotelaria mundial, completa 50 anos

Continua depois da publicidade

Marca ibis revolucionou as viagens internacionais’, afirma Olivier Hick, COO da Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy

Por Zaqueu Rodrigues (Colaboração para o DT)


Em 1974, com o propósito de democratizar a hotelaria, a Accor Hotels inaugurou, na cidade francesa Bordeaux, o primeiro hotel da marca ibis. O empreendimento abriu as portas fundamentado em três pilares: preço baixo, inovação e qualidade. “O ibis foi a primeira marca de hotel na Europa a tornar uma estadia confortável e de alta qualidade acessível a todos”, diz Olivier Hick, COO da Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy.
O nome ibis nasceu de um desafio interno promovido por Paul Dubrule e Gérard Pelisson, cofundadores da Accor Hotels. “Foi através do Yves Paulmier, chefe do primeiro hotel, que surgiu o nome ibis, que transmite perfeitamente a simplicidade da marca: quatro letras, duas formadas por uma única linha, dois pontos, duas estrelas e um nome fácil de falar em qualquer idioma”, conta Olivier.

Veja também as mais lidas do DT

ibis
Ibis Budget Camboriú

Ritmo acelerado

O executivo observa que o novo hotel 2 estrelas é um marco na história da hotelaria. “A marca ibis democratizou as viagens, apresentando a hospitalidade econômica ao mundo – provando que os hotéis poderiam atender aos hóspedes com qualidade padronizada, excelente design, consistência e confiabilidade. A rede ibis cresceu em ritmo acelerado como pioneira da padronização de qualidade, revolucionando as viagens internacionais”.
Em 2012, mirando as novas gerações de viajantes, a marca ibis foi renovada e ampliada. Desde então a família ibis é formada por três marcas: ibis, ibis Styles e ibis budget. Juntas, somam 2.500 hotéis presentes em 79 países. “As 3 marcas estão unidas pelo espírito ibis de acessibilidade, conveniência e conforto, atendendo as necessidades e as demandas únicas de seus respectivos públicos”.

ibis
ibis Styles Maceió Pajuçara

Pioneira

Nas Américas, a família ibis conta com mais de 300 hotéis, sendo 240 no Brasil. O primeiro hotel ibis no Brasil foi o ibis Fortaleza, inaugurado em 1990. “Hoje, a marca ibis é a mais lembrada e reconhecida pelos viajantes brasileiros. Ela foi pioneira no Brasil, trazendo um novo conceito de hotelaria econômica: apartamentos menores e extremamente confortáveis e adaptados ao que os clientes precisam”, conceitua Olivier.
A marca ibis renovou a experiência do hóspede e foi precursora em oferecer quartos com frigobar abastecido com itens adquiridos em um bar com snacks e bebidas aberto 24 horas.
A marca também ampliou o conforto dos hóspedes ao lançar a Sweet BedTM, primeira cama criada por uma marca de hotéis econômicos, hoje utilizada em todos os hotéis ibis no mundo.

ibis
Olivier Hick, COO da Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy

Expansão

Aos 50 anos, a marca lidera a expansão da Accor. “A marca ibis é reconhecida globalmente, o que contribui fortemente para conversões de hotéis independentes em franquias. Através dessa estratégia, impulsionamos cada vez mais o desenvolvimento do nosso portfólio e otimizamos a rentabilidade dos nossos hotéis com foco nos investidores”, ressalta Olivier.
A marca ibis se destaca por sua juventude e o espírito acolhedor de hospitalidade, conectando-se com seus hóspedes e a sociedade de forma autêntica e inspiradora, aponta Olivier. “Os ambientes sociais e o lobby dos hotéis são abertos a todos e refletem a sua leveza em diversos aspectos, desde o design moderno e convidativo até as experiências e a acessibilidade”.

Para Olivier, a marca “reflete a adaptabilidade e inovação do produto em acompanhar as tendências do futuro e dos hóspedes, sempre atenta às necessidades de todos os tipos de viajantes – o que garantiu e manteve a marca relevante e competitiva no mercado por todos esses anos”.

ibis
ibis Styles Antofagasta – Chile

Experiências

Para atender às novas demandas dos viajantes, a marca investe nas experiências dentro dos hotéis, oferecendo shows musicais, bares e restaurantes e ativações.
Em 2019 lançau o conceito ibis MUSIC, que apresenta, nos lobbys dos hotéis, shows de música ao vivo de artistas locais.

“Os hotéis ibis também contam com restaurantes exclusivos como o ibis Kitchen, a pizzaria artesanal Sponta, o restaurante de comida peruana Q Ceviche!, além do bar u!mano, que oferece drinks clássicos e contemporâneos, porções, lanches e opções grab & go”, diz Olivier.

A marca ibis também investe na valorização das histórias e vivências singulares dos destinos, transformando seus hotéis em espaços de cultura e aprendizado. “A localização é um item importante não somente pela acessibilidade, mas também para potencializar novas descobertas”.

ibis
Ibis Sao Paulo Expo

Plano para todos

Para comemorar os 50 anos da marca ibis, a Accor lançará um robusto plano de comunicação direcionado a todos os públicos: “viajantes, colaboradores, parceiros, clientes corporativos, hóspedes e associados do programa de fidelidade ALL Accor Live Limitless”, adianta Olivier.

“O ibis democratizou as viagens por 50 anos e hoje é a marca líder global de hotéis econômicos. Queremos continuar desbravando novos caminhos, com o objetivo de expandir nossa presença em novos mercados em 2024. Além disso, marcamos o 50º aniversário da marca com a abertura até o final do ano do ibis Styles Reykjavik Mulim, na Islândia, 80º país em que a marca está presente”.

Juntas, as marcas ibis, ibis Styles e ibis budget oferecem estadas em locais centrais e urbanos em todo o mundo, com quase 1.700 hotéis na Europa, mais de 300 hotéis nas Américas, mais de 330 na Grande China e mais de 250 no Oriente Médio e Ásia-Pacífico.

ibis
ibis budget Bogota Marly – Colombia

Perfis da Família ibis

O ibis oferece hospitalidade com espaços sociais vibrantes, utilizando a música como paixão para conectar as pessoas. Novos conceitos de design estão sendo lançados em todo o mundo, dando vida à visão da marca de design acessível, confortável e social.

O ibis Styles oferece hospitalidade criativa e flexível através de seus produtos e serviços para inspirar os hóspedes. O ibis Styles, cada um com seu próprio tema, tem mais de 640 locais e mais de 640 designs em todo o mundo. No Brasil, são mais de 40 hotéis.

ibis budget, uma oferta simples de uma estada inteligente e confortável, comprometida com um preço acessível e confiável. Hotéis oferecem funcionalidade e autonomia com localização excelente em todos os tipos de cidade. Possui o esporte urbano como seu pilar de marca, incentivando o cliente a continuar a prática de bem-estar.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade