“Precisamos gerar negócios de forma sustentável. Todos nós somos responsáveis por isso”, destaca a diretora da 7ª edição do WTM Latin America durante solenidade de inauguração da feira
Por Zaqueu Rodrigues
Foi inaugurada na manhã de terça-feira (2), no Centro de Convenções Expo Center Norte, na capital paulista, o WTM Latin America, maior vitrine de turismo da América Latina e uma das maiores do mundo. A cerimônia de abertura reuniu autoridades e representantes do Brasil e do mundo.
A diretora do WTM Latin America, Luciane Leite, ressaltou que o evento chega à 7ª edição muito mais plural. “A feira é um espaço não apenas para a consagração de negócios, mas principalmente para a geração de conteúdo, debate de ideias, ampliação de experiências e novas tecnologias”.
Veja também as mais lidas do DT
Leite destacou a sustentabilidade como um dos temas centrais da programação deste ano. “Precisamos gerar negócios de forma saudável. Todos nós somos responsáveis por isso. A sustentabilidade e as práticas inovadoras irão permear grande parte dos encontros. Nesses três dias, o pavilhão é de vocês. Aproveitem ao máximo”.
O panorama político do setor de turismo também foi abordado na cerimônia de abertura. O secretário estadual de turismo do estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, que participou da solenidade representando o governador do estado de São Paulo João Dória, afirmou que é “preciso libertar o turismo brasileiro tirando o estado da frente”.
” Precisamos abrir o Brasil ao mundo e gerar investimentos internacionais para que o país possa produzir mais, aumentar a rede de negócios, gerar emprego e baratear o turismo”, afirmou ele.
O secretário ressaltou que um dos pontos que merecem atenção é o deslocamento. “o Brasil é grande e nossas estradas e trilhos não atendem a demanda. Precisamos ampliar o deslocamento aéreo. A redução de ICMS de 25% para 12% é um importante passo nesse sentido. Em breve teremos voos regulação nos aeroportos de Barretos e Franca. Isso vai gerar emprego e negócios”, disse.
Lummertz enfatizou ainda que a isenção de visto para turistas americanos, canadenses, australianos e japoneses, promovido pelo Decreto do presidente Jair Bolsonaro, irá beneficiar o país e gerar mais investimentos. “O Brasil é fruto da diversidade, da imigração. Não podemos criar barreiras para a sua vocação”.
Em sua participação, o Ministro do turismo Marcelo Álvaro Antonio destacou que o setor precisar revogar as burocracias que amarram seu desenvolvimento. “O turismo entrou de vez na agenda estratégica do Governo Federal e precisamos mostrar ao mundo que o Brasil está de portas abertas. Chego a hora do turismo”, concluiu.
O WTM Latin America acontece até esta quinta-feira (4) no Expo Center Norte, na capital paulista. Esta edição reúne 600 expositores que representam 50 países. A estimativa de organização é promover 2.400 reuniões qualificadas durante o evento.
Serviço
WTM Latin America 2019
Local: Expo Center Norte, rua José Bernardo Pinto, 333, V. Guilherme – São Paulo
Data / Horário: 2-4 de abril (2 e 3/04, 12h às 20h e 04/04, das 12h às 18h)