Conotel e Equipotel Regional contou com a presença de 3.559 participantes
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A 60ª edição do Congresso Nacional de Hotéis – Conotel e a Equipotel Regional, que aconteceram entre os dias 16 e 18 de maio, no Centro de Evento do Ceará, em Fortaleza, registraram 3.559 participantes, 14 horas de conteúdo e 43 expositores que ocuparam 4.500m2 do Centro de Convenções Ceará. Além disso, estiveram presentes 23 presidentes das ABIH´s Estaduais, caravanas e missões de pequenos e micro empresários ligados a indústria de hospedagem de todo País, com destaque para o Maranhão que levou para o Conotel/ Equipotel Regional 2018 uma delegação de mais de 130 empreendedores.
“O setor hoteleiro responde por mais de 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos no pais e pode crescer exponencialmente. É muito importante que exista essa união em torno do turismo brasileiro para que consigamos afirmar a importância do setor para a economia do país”, afirmou Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional.
Durante o Conotel 2018, Manoel Linhares foi agraciado com o título de cidadão da capital cearense pelo vereador Salmito Filho, presidente da Câmara de Fortaleza. Em paralelo ao Congresso, uma reunião da ABIH Nacional, com a presença dos presidente das ABIH´s Estaduais, diretores e conselheiros da entidade, elegeu Salvador como a cidade sede do Conotel 2020. Na noite de encerramento da 60ª edição do Congresso Nacional de Hotéis, Goiânia fez o lançamento do Conotel 2019. “O evento desse ano mostrou o acerto de tornar o Conotel itinerante. Dessa forma, proporcionamos aos profissionais de turismo de outras regiões do país mais facilidades de participarem do congresso, trazendo suas pautas para os debates, além de proporcionar o acesso de empresas e produtos ao mercado nacional e até internacional”, finalizou o presidente da ABIH Nacional.
Veja também as mais lidas do DT
ABIH Nacional assina convênio com a Cruz Vermelha
No evento, a ABIH Nacional e a Cruz Vermelha Brasileira assinaram convênio que proporcionará treinamento para que trabalhadores de hotéis de todo o País possam realizar cursos de primeiros socorros ministrados por voluntários a pedido dos donos de hotéis, pousadas e resorts. “Com a assinatura do convênio, o custo do treinamento foi reduzido de R$ 120 para R$ 20 por empregado capacitado. Além disso, os estabelecimentos ganharão uma placa da Cruz Vermelha, atestando que o local conta com pessoal apto a intervir emergencialmente em situações críticas”, afirmou o presidente nacional da Cruz Vermelha, Júlio Cals. Segundo ele, o treinamento irá ensinar como as pessoas devem agir se alguém estiver engasgado, tendo uma parada cardiorrespiratória e como lidar com outras situações, estabilizando a vítima até a chegada dos responsáveis pelo atendimento.
Para o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, o convênio mostra a preocupação do setor hoteleiro em ampliar a qualidade dos seus serviços. “Somos o primeiro segmento a fechar um convênio desta natureza com a Cruz Vermelha Brasileira. Isso demonstra que os empresários do setor não estão preocupados só em receber os hóspedes, mas também em melhorar a qualidade e a abrangência dos seus serviços”, explicou Linhares.