Uma videoconferência na tarde do dia 31 de março, reunindo a hotelaria independente do país, representada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional e pelas ABIH´s estaduais e o ex-ministro do turismo, e o recém-eleito presidente da Frentur – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, deputado federal Marx Beltrão, discutiu medidas emergenciais para o setor hoteleiro do país.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Reedição da Medida Provisória 936
Em primeiro lugar, precisando ser aprovada imediatamente, está a reedição da medida provisória 936, que possibilita a renegociação de contratos de trabalho e a redução de jornada e salários.
Para a ABIH Nacional, ela é fundamental para garantir a sobrevivência de milhares de meios de hospedagem pelo país. “O ano 2019 foi muito bom para a hotelaria, o que permitiu para alguns empreendedores do setor a formação de capital de giro para que, mesmo diante de tantas adversidades enfrentadas em 2020, pudessem chegar até aqui ainda de portas abertas. Agora a situação se tornou ainda mais crítica. Não houve o retorno esperado e temos presenciado diversos hotéis fechando pelo país, como por exemplo, no centro de São Paulo, onde 19 unidades encerraram suas atividades nos últimos meses”, explicou o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares
Fungetur
Outro tema capitaneado pelo presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo bastante ressaltado pelos representantes da hotelaria no encontro, é relacionado ao crédito. Para a hotelaria nacional, o Fungetur (Fundo Geral do Turismo) não vem cumprindo plenamente seu objetivo, já que dos cerca de 5 bilhões disponibilizados, foram utilizados apenas 700 milhões. Foi consenso entre todos que é preciso rever as taxas e as exigências para o acesso aos créditos do fundo para que assim ele possa se adequar ao momento, tornando-se mais ágil e atrativo para os empreendedores.
Desoneração da folha de pagamento Marx Beltrão também se comprometeu a tentar, junto ao ministro da Economia Paulo Guedes, incluir a hotelaria na lista de setores que obtiveram a desoneração da folha de pagamento. “Hoje, esse é um dos grandes gargalos. Como pagar nossos colaboradores sem receita nenhuma? Cada apartamento em média precisa de quatro colaboradores para funcionar. Dessa forma, fica claro que a folha de pagamento é um dos maiores custos dos meios de hospedagem, tornando essa ação muito importante nesse momento em que manter empregos é fundamental para o país”, afirmou Manoel Linhares.
Veja também as mais lidas do DT
Companhias aéreas
A questão da judicialização do setor aéreo também foi tema do encontro. Segundo o presidente da ABIH Nacional, as companhias aéreas hoje estão sofrendo com um volume imenso de processos movidos por consumidores, o que vem desestimulando a chegada de novas empresas ao país. Encaminhar essa questão daria maior dinamismo ao setor aéreo brasileiro, estimulando assim o turismo na sua retomada.
Participação na Apex
Os representantes da hotelaria nacional também obtiveram o comprometimento do deputado de sugerir que a ABIH Nacional passe a ter um assento permanente no conselho da APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, órgão atualmente presente em 30 países, para apoiar a divulgação de nossos destinos no exterior.
Para Marx Beltrão, agora é a hora de apresentar uma pauta única para defender os pleitos do turismo tanto no poder legislativo como executivo. “Os efeitos da pandemia foram muitos cruéis com o setor. Sou um soldado do turismo e hoje minha principal missão é defender todos os pontos que contribuam para o setor avançar no país. Por fim, quero dizer que estou à disposição para que possamos trabalhar juntos”, finalizou o presidente da Frentur, deputado Marx Beltrão.
Para acompanhar o andamento de cada pauta, também foi sugerida a criação de um calendário, elaborado pela frente parlamentar, para que todos possam acompanhar com mais rapidez o andamento das discussões relativas ao turismo brasileiro.
Ao final do encontro e após ouvir representantes do setor de Norte a Sul do país, Beltrão se comprometeu dar andamento aos pleitos mais urgentes levantados pelos empreendedores da hotelaria.