“O ProCap visa atingir não só a promoção e venda do destino, mas, acima de tudo, fazer a economia local crescer gerando empregos”, afirma a superintendente da ABIH-RJ”, Theresa Jansen.
Edição do DIÁRIO com agências
Entre os dias 9 e 15 de agosto de 2021, o Vale do Café receberá a primeira edição do ProCap, Programa de Capacitação realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro, a ABIH-RJ. A iniciativa é voltada aos municípios do interior do estado.
O objetivo é promover a capacitação e venda dos atrativos turísticos do destino Vale do Café. A proposta é aproximar as atrações locais e os principais representantes do segmento operador e alcançar os visitantes potenciais.
Veja também as mais lidas do DT
Até o momento, grandes agências da capital já se inscreveram no programa, que também contará com a participação de influenciadores digitais, que evidenciarão o roteiro turístico em suas redes sociais e, com isso, darão uma maior visibilidade ao evento.
A iniciativa integra diferentes instituições representativas, como CITVALE (Conselho Regional de Turismo do Vale do Café), SeTur-RJ, TurisRio, secretarias de turismo dos municípios integrantes do Vale do Café, entre outras da iniciativa privada.
No roteiro turístico previsto durante o Procap, os convidados visitarão os principais atrativos culturais, naturais, comerciais e gastronômicos das cidades de Vassouras, Rio das Flores, Valença, Conservatória, Barra Mansa, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin e Miguel Pereira.
A abertura oficial do programa acontecerá em 09/08, às 15h, no Centro de Convenções da Universidade de Vassouras. Após a cerimônia, haverá uma rodada de negócios, em que os associados, parceiros do programa e secretarias de turismo apresentarão os seus produtos aos participantes. No dia, mais de 20 agentes de viagens e operadores de receptivo da ABAV-RJ e da BITO estarão presentes.
“Estamos trabalhando para fomentar o turismo em todas as regiões e municípios indutores do turismo do nosso estado. O nosso segmento foi muito afetado pela pandemia, merece essa retomada de forma estruturada e com a união da iniciativa privada e do poder público. O ProCap visa atingir não só a promoção e venda do destino, mas, acima de tudo, fazer a economia local crescer gerando empregos”, afirma a superintendente da ABIH-RJ, Theresa Jansen.
A primeira edição do ProCap no interior do estado aconteceu em Petrópolis, na Região Serrana. O programa possibilitou a capacitação de dez agentes de viagens. O projeto ocorreu entre os dias 26 e 30 de maio e contou com um roteiro turístico aos principais atrativos do município, incluindo atrações culturais, naturais, comerciais e gastronômicas, e uma rodada de negócios.