Litoral Norte de São Paulo: primeira região que recebe o selo Safe Travels

Continua depois da publicidade

A chancela do WTTC concedida via Setur/SP reconhece os destinos que adotaram protocolos globais de saúde e higiene contra a Covid-19.

Edição do DIÁRIO com agências

________________________________________________________________________

Veja também as mais lidas do DT

A região turística do Litoral Norte de São Paulo, representada pelo Consórcio Intermunicipal Circuito Litoral Norte, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, se destaca mais uma vez nessa retomada e recebe o Safe Travels, sendo considerada a primeira do Estado com o selo.

Concedido pelo WTTC – World Travel & Tourism Council, é o primeiro identificador global de segurança e higiene para viagens e turismo e atesta os destinos que adotaram boas práticas de segurança sanitária contra a Covid-19. O Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, recebeu a chancela em setembro de 2020 e passou a atuar como embaixador da certificação, podendo cedê-la aos municípios e regiões turísticas paulistas.

A certificação reconhece que a região vem seguindo os novos protocolos globais de viagens seguras produzidos pelo WTTC, que foram projetados para ajudar a reconstruir a confiança entre os viajantes e para que as viagens seguras possam ser retomadas gradualmente. Além disso, eles fornecem consistência às autoridades de destino, bem como orientação aos provedores de viagens, operadoras, e viajantes sobre a nova abordagem em saúde e higiene no mundo pós COVID-19.

“É com grande satisfação que recebo a notícia que, a partir desta semana, o Circuito Litoral Norte passa a estampar o selo internacional Safe Travels, primeira região paulista a receber um reconhecimento do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla, em inglês) às boas práticas de segurança sanitária. O momento de enfrentamento da pandemia ainda inspira vigilância e muitos cuidados – e o retorno às viagens tem de ser feito de forma sustentável. Para o turista que visita a região, fica a mensagem de que os municípios do Litoral Norte têm o compromisso de garantir hospedagem, alimentação e atrações alinhadas a protocolos de saúde internacionais. O selo foi concedido pela WTTC ao Estado de São Paulo e aos municípios que comprovarem boas práticas. Que este reconhecimento seja mais um impulso para um retorno seguro e progressivo das viagens pela região”, afirma o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Vinicius Lummertz.

Nessa retomada, o consórcio vem realizando importantes parcerias com a Secretaria de Turismo do Estado e Ministério do Turismo, entre outras entidades, para garantir o retorno das atividades turísticas de forma segura e apoiar o trade regional a se restabelecer da melhor forma.

São capacitações, ações de estruturação, tais como Observatório de Turismo, Guia Virtual de Roteiros Turísticos e Rotas Cênicas, participação de feiras e eventos, virtuais ou presenciais, entre outras atividades de profissionalização do segmento, sempre alinhadas com os objetivos do Circuito Litoral Norte de enriquecer a oferta turística, ampliar as opções de visita e a satisfação do turista, com consequente aumento do fluxo e da permanência dos visitantes na região do Litoral Norte paulista, assim como a geração de trabalho, renda e qualidade de vida.

“Neste momento de retomada do Turismo, é fundamental garantirmos ao turista que visita o Litoral Norte toda a segurança dos protocolos sanitários adotados, permitindo uma experiência segura e tranquila. Todos os municípios da região obtiveram o selo por meio da confirmação de um trabalho conjunto do poder público e da iniciativa privada e o Circuito Litoral Norte atuou de forma regional para reforçar a segurança entre os municípios vizinhos, aumentando a segurança e garantindo o fluxo seguro intermunicipal para essa retomada. Como resultado, somos a primeira Região Turística a obter o selo internacional Safe Travels. Respeite os protocolos e seja muito bem-vindo ao Litoral Norte”, finaliza o presidente Interino do consórcio, Gustavo Monteiro.

Para secretários municipais, conquista é resultado do trabalho em conjunto

“Neste novo normal que marcará a era pós-pandêmica, a exigência dos turistas não será apenas com a infraestrutura dos destinos. Eles vão querer ter certeza de que poderão vivenciar suas experiências com a maior segurança sanitária possível. Quando a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado contempla o Litoral Norte com o Selo Safe Travels, reconhece o esforço destes municípios em se adaptarem ao novo normal e dá aos turistas uma mensagem inequívoca de que podem vir para nossos municípios com tranquilidade, pois aqui encontrarão as melhores práticas voltadas ao turismo seguro”, afirma o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha.

Segundo a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo, a emissão do selo também é uma certificação de que o governo municipal está tomando as decisões corretas em relação à prática do turismo de maneira responsável. “Receber esse selo é fruto do intenso trabalho que o governo municipal, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), vem realizando ao longo dessa intensa batalha contra a Covid-19. Seguimos lutando para manter nossa cidade segura, cumprindo todos os protocolos sanitários, preparando a cidade para o período pós-pandemia”, diz.

“Como destino turístico, temos nos empenhado bastante no combate à pandemia, seguindo os protocolos de segurança e exigindo aos finais de semana e feriados que todos os visitantes apresentem exame negativo de Covid-19 para entrar em Ilhabela, tanto que conquistamos o selo Safe Travel da World Travel & Tourism Council (WTTC) já no início do ano. A conquista do Selo pelo Consórcio Circuito Litoral Norte é mais um ganho importante para o turismo da região, pois reforça o compromisso que as cidades têm com a saúde de seus moradores e visitantes, possibilitando a retomada do turismo com maior segurança”, acrescenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Luciane Leite.

Já a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, ressalta que os protocolos e o reconhecimento são essenciais para a economia. “O prefeito Aguilar Júnior sempre foi muito atento aos protocolos sanitários porque sempre entendeu que a nossa responsabilidade junto à saúde do município era essencial para que a gente atravessasse a pandemia com mais segurança. Então nós buscamos, junto a Secretaria de Estado, a aprovação em razão dos nossos protocolos para que nós tivéssemos esse selo concedido aqui para o município. É uma luta constante do município, da gestão, junto ao empresariado, para que esses protocolos sejam mantidos e aplicados, sempre resguardando a saúde dos nossos turistas e dos nossos moradores para que a gente continue evoluindo a economia e a saúde do município, e não corra riscos de regressões maiores, restrições maiores, dificultando assim o nosso desempenho numa retomada econômica e social”.

“Ubatuba é um destino turístico internacional e, com o retorno gradativo das atividades em diversos setores, o Selo Safe Travels nos ajudará a mostrar para o turista que estamos preparados para recebê-los. Temos que ser responsáveis e trabalhar com objetivo de diminuir os impactos da pandemia tendo em vista que esta é uma nova forma de fazer turismo e temos que nos adequar”, finaliza o secretário de Turismo de Ubatuba, Alessandro Luís Morau.

Para saber mais sobre os protocolos adotados, acesse o link abaixo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado: https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=2131

Mais informações: www.circuitolitoralnorte.tur.br

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade