Accor abre caixa de ferramentas e promete fechar 2016 com 300 hotéis na América do Sul

Continua depois da publicidade

Por Paulo Atzingen

Pela primeira vez na história desse mercado corporativo uma empresa hoteleira aproveita um encontro com jornalistas e apresenta sua nova estrutura organizacional com seus respectivos executivos gestores, mostra seu balanço do ano anterior e lança luzes para o que vem pela frente. Boas doses de ousadia, planejamento e profissionalismo dão base à rede Accor que quer abrir mais 200 hotéis nos próximos três anos.

Essa ideia de dar voz aos inúmeros colaboradores estratégicos mostra que a empresa hoteleira acredita em reengenharias internas para o bom andamento do negócio. “A Accor tem um grande volume de negociações e grande volume de compra, precisamos adequar nossa estrutura interna para os próximos anos”, adiantou Patrick Mendes, CEO da empresa, ao DIÁRIO.

Veja também as mais lidas do DT

Accor_quadro

Segundo ele, no ano de 2015 foi possível manter o ritmo de crescimento na América do Sul com 40 novos contratos assinados, ou aproximadamente 5 mil apartamentos acrescidos ao portfólio atual. Hoje a rede possui 39 mil quartos e 253 hotéis em operação na América do Sul, sendo 233 só no Brasil.

“Vamos chegar este ano a 300 novas unidades na América do Sul, cerca de uma abertura a cada 10 dias”, adiantou Patrick. Em 2015 foram inaugurados 27 hotéis, sendo que os econômicos puxam a fila: “12 ibis, 3 ibis Styles, 3 ibis budget, 3 Mercure, 3 Novotel e 3 Grand Mercure”. Ao total, segundo a rede, essas aberturas somam R$ 1,6 bi de investimentos com a participação de parceiros e investidores privados.

“Um dos principais fatores para demonstrarmos que realmente acreditamos no Brasil é que temos 196 obras em andamento e, só neste ano, entregaremos concretamente mais ou menos 29 ou 30 hotéis, dos quais 27 serão abertos. 80% ou 85% disso no Brasil, de todas as marcas, com predominância das marcas econômicas ibis, ibis Budget e ibis Styles”, afirmou Paulo Mancio, diretor técnico de implantação e patrimônio do grupo, ao DIÁRIO.

Patrick Mendes: Volume de negócios registrou queda de -2,9% comparado a 2014 (Foto: DT)
Patrick Mendes: Volume de negócios registrou queda de -2,9% comparado a 2014 (Foto: DT)

Comitê

Em formato de conferência, mas com a democratização das falas, o encontro serviu para a apresentação do Comitê de Direção que, segundo Patrick dará sustentação ao grande plano de expansão que a Accor empreende. “Dividimos nossa estrutura em quatros eixos estratégicos: ampliar o relacionamento com investidores, melhorar a estratégia de distribuição via plataformas de TI, oferecer experiência digital ao cliente e valorizar os talentos, mantendo-nos como uma das melhores empresas para se trabalhar”, enumerou o executivo.

Confiança e relacionamento com investidores

Como operadora hoteleira, a Accor tem como parceiros os investidores, reais proprietários de 80% das unidades físicas. Mesmo com essa profunda queda na economia nacional, o grupo hoteleiro de origem francesa registrou apenas -2,9% de retração no volume de negócios em 2015, comparado ao ano de 2014. Dados expressivos em um cenário econômico com inflação girando em torno dos 11,4% em fevereiro, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Temos 5 mil investidores. E a cobrança que eles fazem é a seguinte: “eu tenho confiança em vocês porque eu escolhi a melhor operadora que existe. Esse é um ponto que temos que levar a sério”, afirmou Paulo Mancio. De acordo com o executivo, este é o momento em que se deve ter confiança: “Se alguém me cobra confiança, tenho que passar duas coisas: a transparência e o fato de estar presente. Quanto a crise que vemos, como se comporta a liderança? Diante de uma situação difícil, a liderança precisa estar presente. No ano passado e neste ano, acho que nunca fizemos tantas reuniões com investidores. É neste momento que você tem que se expor. A pior atitude seria  nos omitir, esperar, culpar a crise e tudo bem, e esperar passar. É uma crise principalmente de confiança e credibilidade”.

Magda de Castro Kiehl é a diretora Jurídica e de Riscos América do Sul e integra o comitê gestor (Foto: DT)
Magda de Castro Kiehl é a diretora Jurídica e de Riscos América do Sul e integra o comitê gestor (Foto: DT)

*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

Publicidade
  1. A pior crise é deixar de investir. A saída da crise passa pelo investimento. Na questão da Accor o sucesso tenderá sempre estar presente por contar com dois pilares, fundamentais: empregar pessoas reconhecendo seus talentos e, pensando na clientela: ofertar mais opções de hotelaria, a título de localização e poder aquisitivo. Portanto, um exemplo a ser seguido por empresários de todas as áreas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade