Accor muda o time e transfere Patrick Mendes, CEO na América do Sul, para Paris

O presidente da rede Accor Sébastien Bazin divulgou um comunicado interno nesta quarta-feira (9) anunciando uma série de medidas e mudanças estratégicas da rede em todo o mundo. O DIÁRIO faz uma síntese dos principais pontos apresentados pelo CEO, entre eles a mudança da base do CEO da América do Sul, Patrick Mendes, para Paris. Ele ocupará a função central de Chief Commercial Officer.

Bazin agradece a todos os executivos e confessa a gravidade que essas decisões de mudança podem produzir:  “Gostaria de agradecê-los individualmente pela qualidade e abertura de nossas trocas. Nosso negócio e nosso Grupo contam com as mulheres e os homens que os constituem e com nossa capacidade coletiva de servir o Grupo e proteger seus interesses. Sei a gravidade das consequências dessas decisões para alguns membros de nossa equipe e agradeço as difíceis escolhas pessoais e profissionais que elas implicam. Elogio a confiança, o senso de responsabilidade e o compromisso inabalável de servir ao Grupo demonstrados por cada membro do Comex”, diz em sua carta. Abaixo, transcrevemos boa parte do documento:

Evolução da Organização do Grupo

Após anos de uma profunda transformação de nosso modelo de negócios para asset light, estamos abrindo um novo capítulo em nosso roteiro estratégico.

Nossa ambição permanece inalterada: desenvolver o maior e melhor ecossistema integrado de hospitalidade do setor. Nosso portfólio de marcas é único, nossa presença geográfica é a maior na indústria hoteleira, nossa cultura e os talentos que a trazem à vida são incomparáveis.

Esse potencial agora deve ser liberado para beneficiar plenamente nossos parceiros e convidados. O espírito de conquista, que há 50 anos é um valor fundador do nosso Grupo, está alicerçado em um delicado equilíbrio que combina ousadia, agilidade e responsabilidade de cada um de nós.

Esta ambição deverá se refletir em todos os níveis da nossa organização, permitindo-nos apostar na execução do nosso roadmap e na plena concretização da transformação que realizamos, com disciplina e rigor reforçados e vontade de dar um novo impulso.

Um princípio fundamental tem guiado nossas escolhas organizacionais: foco no Grupo, em seu futuro de longo prazo, em seu desenvolvimento, seus pontos fortes e sua ambição, com uma mentalidade de responsabilidade e sendo leal ao valor humano de respeito que tem sido nosso desde a criação da Accor.

Esse princípio foi essencial para encontrar respostas justas e honestas para perguntas simples: quais são nossas fraquezas e como podemos remediá-las? Como podemos acelerar em nossas áreas de excelência? Como podemos fazer a diferença e garantir o crescimento futuro do Grupo e novos sucessos? Como criar valor para todos: Heartists, proprietários, comunidades, clientes e, em última instância, acionistas?

Resultou em três prioridades estratégicas: focar, simplificar e expandir.

FOCAR em nossas missões principais, atendendo proprietários e hóspedes, concentrando-se nos principais mercados e hotéis que geram a maior parte de nossas receitas, e dobrando nos segmentos e marcas que geram a maior parte de nossos lucros.

Em termos de organização, isso significa aumentar ainda mais a proximidade com nossos proprietários e hóspedes, garantindo um monitoramento rígido e disciplinado para reforçar a responsabilidade das equipes. Esta ancoragem local é um dos nossos ativos essenciais; isso nos diferencia da concorrência.

É no terreno, o mais próximo possível dos nossos proprietários e clientes, que iremos apresentar as soluções adequadas e gerar cada vez mais crescimento.

SIMPLIFICAR as funções e responsabilidades de cada um de nós para eliminar a duplicação, aumentar a agilidade e capacidade de resposta e simplificar nossos processos de tomada de decisão e métodos operacionais.

As funções centrais terão como foco expertise, diretrizes, ferramentas e processos, tendo as operações locais total responsabilidade na tomada de decisões e sua implementação, alinhadas com as diretrizes, ferramentas e processos definidos pelo Grupo. Esta divisão de funções esclarecida será apoiada por objetivos detalhados e compartilhados e linhas de responsabilidade claras para que todos estejam equipados para conhecer, dominar e assumir sua contribuição na implementação de nossa estratégia e maximizar o desempenho do Grupo.

EXPANDIR: o tamanho do Grupo é um ativo para garantir a sua sustentabilidade e crescimento futuro. A cultura pioneira da Accor deve continuar viva. Como o setor de hospitalidade está enfrentando grandes desafios, não há melhor momento para aproveitar nossos pontos fortes.

Em termos concretos, esta ambição se traduz em uma mudança importante na nossa organização e suas funções atuais em torno de um Comex reestruturado, dois terços dos quais representam operações e um terço funções transversais.

  1. Oito polos geográficos estão sendo montados para reforçar a proximidade com nossos proprietários e hóspedes. Estes hubs ficarão diretamente ligados às funções centrais, com o desaparecimento da atual camada regional, encurtando assim os circuitos operacionais e de decisão entre o Grupo e os hotéis. Esses oito centros cobrem os principais mercados da Accor, geografias estratégicas e aqueles com maior potencial de crescimento. Os líderes desses oito polos serão os responsáveis diretos pela operação e crescimento do negócio.

 

  1. Vendas, Marketing, Distribuição e Fidelidade (SMDL) será agrupada sob a liderança de um Chief Commercial Officer, com as missões principais de impulsionar o desempenho de primeira linha, acelerar a implantação de ferramentas e serviços inovadores e de alto desempenho e otimizar a alocação de orçamento para maximizar eficiência e ROI ao nível do Grupo. A função de TI será executada de forma independente do SMDL, a fim de implantar uma visão consolidada de nossos sistemas e aprimorar nossa experiência em dados.

 

 

  1. Também estamos criando duas unidades de negócios separadas dedicadas aos segmentos de ultra luxo e estilo de vida (Lifestyle). Elas devem nos permitir responder melhor às características específicas destes segmentos de elevado potencial, além de nos proporcionar competências dedicadas e acelerar o desenvolvimento.

 

  1. Finalmente, CSR terá um papel central em nosso desdobramento estratégico. Desejo que nossos compromissos, tão presentes e visíveis nos últimos meses, sejam ainda mais fortalecidos e que possamos vive-los com o desenvolvimento sustentável e responsável no dia a dia de nossos negócios.

 

Em termos de governança, as linhas hierárquicas entre os hubs e as funções centrais foram revisadas para alcançar a verificação e o equilíbrio adequados, simplificar nossos processos de tomada de decisão e torná-los mais ágeis e eficientes, mantendo a consistência geral e melhorando o compartilhamento de melhores práticas dentro do Grupo.

Os oito centros geográficos serão liderados por:

EUROPA

  • Maud Bailly, para Sul da Europa, incluindo França.
  • Duncan O’Rourke para o Norte da Europa, incluindo Europa Central e Oriental, e Rússia.

 

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer sinceramente a Franck Gervais pela extensão da transformação que ele conduziu com sucesso nos últimos três anos, seu compromisso inabalável de desenvolver o grupo no seu maior mercado, e a um nível mais pessoal, pela qualidade de nossas trocas e sua sinceridade. Franck é um grande líder. Ele vai garantir a transição para esta nova organização antes de deixar o Grupo em busca de novos horizontes profissionais. Eu sei que seu futuro será brilhante.

ÁSIA

  • Simon McGrath para o Pacífico, incluindo Austrália e Nova Zelândia.
  • Gary Rosen para China.
  • Garth Simmons para o Sudeste Asiático, incluindo Japão e Coréia do Sul.

 

Michael Issenberg é um dos pilares da história da Accor. Por mais de 25 anos, Michael tem sido o arquiteto do nosso crescimento na região Ásia-Pacífico, onde o Grupo possuía 10 hotéis no final dos anos 80 e 1.200 atualmente, além do papel formidável que o Grupo desempenha na região.

Michael deixará a Accor após estabelecer esta nova organização para a região. Ele é um excelente profissional, por quem tenho um profundo respeito e admiração. A sua carreira e o Grupo são um só e sei que cada um de nós manterá a sua confiança e amizade.

EM OUTRAS REGIÕES

  • Mark Willis para a África e Oriente Médio, com a adição da Índia, Paquistão e Turquia
  • Heather McCrory para a América do Norte, América Central e Caribe
  • Thomas Dubaere para a América do Sul

 

PARA FUNÇÕES CENTRAIS

  • Patrick Mendes se tornará Chief Commercial Officer.
  • Steven Taylor permanece como Chief Marketing Officer.
  • Gaurav Bhushan nomeado como Head of Lifestyle Division.
  • Fabrice Carré será o responsável pela Estratégia.
  • Laurent Picheral será responsável pelo Solidarity Accor e o ALL Heartist Fund.

 

Nesta nova organização, o F&B será totalmente administrado dentro dos hubs geográficos. Amir Nahaï vai garantir a transição desta função. Ele tem sido um artesão incansável na reconstrução desta expertise ao serviço dos nossos hotéis e proprietários. A sua paixão, atenção aos detalhes e inteligência foram essenciais no desenvolvimento de uma oferta que posiciona hoje o Grupo como um dos melhores operadores de restaurantes e bares da indústria hoteleira. Continuaremos a trilhar o caminho que ele traçou.

Novos negócios continuam sendo essenciais para nossa mentalidade inovadora e ousada. Estamos entrando em uma nova fase de crescimento, combinando integração, desenvolvimento e parcerias. Após cinco anos na empresa, Thibault Viort irá embora. Ele trouxe uma ruptura necessária ao Grupo, que continuaremos a desenvolver em todas as nossas atividades.

Steven Daines, na sua função de Head of T&C, será responsável por apoiar a implementação das equipes.

Finalmente, para liderar esta nova organização, Chris Cahill e Jean-Jacques Morin trabalharão diretamente comigo na equipe de CEO.

Durante as últimas semanas, eu dediquei meu tempo para compartilhar essa nova organização e os princípios que a guiaram com cada um dos membros do Comex.

Gostaria de agradecê-los individualmente pela qualidade e abertura de nossas trocas. Nosso negócio e nosso Grupo contam com as mulheres e os homens que os constituem e com nossa capacidade coletiva de servir o Grupo

e proteger seus interesses. Sei a gravidade das consequências dessas decisões para alguns membros de nossa equipe e agradeço as difíceis escolhas pessoais e profissionais que elas implicam. Elogio a confiança, o senso de responsabilidade e o compromisso inabalável de servir ao Grupo demonstrados por cada membro do Comex.

Na atual conjuntura, a velocidade é essencial para capturar totalmente a recuperação. Portanto, esta nova organização entra em vigor em 1º de outubro, com períodos de transição que podem durar mais.

Conto com o compromisso de todos em apoiar essas mudanças e, o mais importante, em continuar incansavelmente a servir nossos proprietários e hóspedes de maneira exemplar e dar vida aos nossos valores e ambições.

Um caloroso agradecimento a todos vocês,

Sébastien Bazin

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Emirates mantém ajuda a Beirute e conta com a generosidade de seus clientes

DIÁRIO com agências Em nota, a empresa aérea informa que as contribuições chegam de clientes da Emirates do mundo todo, em dinheiro ou milhas Skywards,...

IATA altera para baixo sua previsão de tráfego aéreo para 2020

Genebra - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) alterou para baixo sua previsão de tráfego para 2020, refletindo uma recuperação mais fraca do...

Em 1982 fiz a minha primeira viagem para a Itália

Em 1982 fiz a minha primeira viagem para a Itália para participar da Convenção Anual da AEB SPA, empresa de produtos enológicos, na época...

Instituto da Transformação Digital lança programa ITD Partners

No próximo dia 2 de outubro o Instituto da Transformação Digital lança o programa ITD - Partners. DIÁRIO com agências O evento, obviamente digital, acontecerá em...

E-book detalha informações sobre recuperação judicial de empresas

Informações relevantes sobre as medidas necessárias e exigidas por lei em relação à retomada de negócios, principalmente, no atual cenário econômico imposto pela pandemia...

Harvard: máscaras faciais usadas durante toda a viagem oferecem grande proteção contra a COVID-19

As máscaras faciais são parte essencial de uma estratégia em múltiplas frentes para manter os clientes seguros e reduzir a transmissão de COVID-19 durante...

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat