A Accor concluiu recentemente um relatório que mostra uma redução de aproximadamente 5.319 toneladas na emissão de CO2 na atmosfera com a operação de seus hotéis no Brasil.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Em nota, a empresa informa que a marca atingida, que corresponde a uma redução de 53% no período de 2016 a 2020, é fruto de uma ação da empresa com a utilização de fontes limpas para compra de energia elétrica no Mercado Livre de Energia.
“O projeto implantado na Accor é estruturado em dois pilares. O primeiro é ambiental, com menos gasto de energia e menor consumo nas operações com ações de monitoramento, uso de tecnologia, conscientização e educação de colaboradores e clientes”, diz o comunicado.
A Accor opta em utilizar em seus hotéis iluminação em LED (traz 20% a 30% de redução), uso de aquecimento de água com bomba de calor (sem queima de gás), energia solar, entre outros. O segundo pilar é financeiro, com melhores negociações de energia trazendo economia, o que faz parte do princípio do Mercado Livre de Energia. O segmento dá oportunidades para a empresa escolher qualquer fornecedor. “No caso da Accor, preferimos fornecedores que utilizam fontes de energia renováveis. Um exemplo é em São Paulo, que estamos desenvolvendo um parceiro que gera energia proveniente de um aterro sanitário”, explica Paulo Mancio, vice-presidente sênior de Design & Implantação da Accor América do Sul.
Veja também as mais lidas do DT
“Atualmente, mais de 20 hotéis operados pela Accor no Brasil são alimentados com energia eólica, solar e de pequenas unidades hidroelétricas, livres da queima de combustível fóssil para produção de energia”, afirma Luciano Vieira, gerente de compras da Accor e responsável pelas negociações nesse projeto. Um dos critérios de escolha, além do preço, é o quanto o fornecedor tem de energia renovável na sua matriz.
Além dos hotéis que já operam com a utilização de fontes limpas de energia elétrica, a Accor está ampliando a ação para outros dez hotéis instalados nas regiões centro-oeste, nordeste e sul do país e mais outras unidades estão em estudo.
Economia de dinheiro
De acordo com o relatório da Accor, a economia financeira da empresa com a compra de energia elétrica de fontes limpas no Mercado Livre de Energia é de mais de R$ 5.9 milhões de 2017 a 2020. O estudo aponta ainda que, em termos de comparação, se a Accor utilizasse a energia convencional disponível no Mercado Cativo, que reúne as grandes empresas de fornecimento de energia elétrica do país, a empresa teria emitido na atmosfera mais de 10 mil toneladas de CO2 no mesmo período.
As empresas que suportam a Accor no Mercado livre com a seleção de fornecedores para os hotéis assinaram termos de compromisso alinhados com os princípios do Planet 21, programa global de desenvolvimento sustentável da Accor que envolve seus stakeholders por meio de mudanças de comportamento e consumo consciente.