REDAÇÃO DO DIÁRIO
Com a presença de Arnaud Herrmann, VP Global de Desenvolvimento Sustentável, a Accor Hotels lançou nesta segunda-feira (18) os resultado do seu programa sustentável denominado Planet 21 e apresentou as renovações dos seus compromissos de Consciência Social e Responsabilidade Ambiental para 2020.
“Finalizamos o primeiro ciclo do Planet 21 com excelentes resultados para a região da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Lá plantamos mais de 500 mil mudas em parceria com a ONG Nordesta e devolvemos fauna e flora original à bacia do Rio São Francisco”, afirmou Antonietta Varlese, ao DIÁRIO.
Ainda, de acordo com Antonietta, o grupo alcançou ótimos resultados referentes ao período de 2011 a 2015. Em cinco anos, o grupo entregou dois terços dos 21 objetivos do programa e mais de 90% de seus hotéis entraram e um um trajeto de melhoria contínua. “O programa envolve ações relacionadas ao bem-estar no local de trabalho, proteção à criança, biodiversidade e gestão de consumo de água e energia”, enumerou Varlese. Em cinco anos, o consumo de água foi reduzido em aproximadamente 9%, o consumo de energia em 5,3% e as emissões de carbono em 6,2.
Planet 21 – 2016-2020
Segundo Arnaud Herrmann, a nova platafaforma do Planet 21 (2016-2020) está estruturada em quatro áreas de ação: hóspedes, parceiros, colaboradores e envolvimento com comunidade. “Foi percebido o aumento do nível de engajamento dos colaboradores, que por sua vez influencia os hóspedes em sua participação“, afirmou Arnaud.
Segundo ele, o novo sistema tem metas mais altas e é mais flexível. “Este novo plano foi denominado Planet 21 in Action e é baseado em uma abordagem mais participativa onde cada hotel estabelecerá seus próprios objetivos e definirá seu próprio plano de ação. Até 2020 a Accor tem como metas diminuir em 30% o desperdício de comida, terá 100% das suas novas construções e reformas de seus hotéis (próprios e administrados) com baixa emissão de carbono e como meta termos 1.000 hortas urbanas em nossos hotéis”, enumerou.