Empresas começam a perceber a rejeição do público ao modelo 737 Max 8, envolvido nos acidentes da Ethiopian Airlines e Lion Air
Edição do DIÁRIO
O acidente da Ethiopian Airlines foi o segundo em cinco meses envolvendo um 737 Max 8. Em outubro, um avião da Lion Air caiu no mar de Java doze minutos após a decolagem de Jacarta. Todos os 189 passageiros e tripulantes morreram.
Como resultado, vários países estão evitando o 737 Max 8, incluindo a China, o Reino Unido e a Alemanha.
Jay Ellenby, presidente da Safe Harbours Business Travel, declarou que há confusão entre os consumidores sobre a classe das aeronaves e sobre o Max 8 especificamente.
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“A maioria dos sites de companhias aéreas não é tão específica na identificação da aeronave além do 737”, disse Ellenby. “Internamente, garantimos que nossos agentes entendam como identificá-lo corretamente no GDS”, disse Ellenby.
Brian Chapin, diretor sênior de soluções aéreas e de viagens do Ensemble Travel Group, disse que o consórcio recebeu “algumas perguntas de agências e clientes” sobre o 737 Max 8.
“É importante notar que o 737 é uma aeronave muito popular com vários modelos e configurações, e parece que apenas o 737 Max 8 foi afetado”, disse Chapin. “Estamos em contato com nossas companhias aéreas parceiras, bem como mantendo um olhar atento, guiado pelas recomendações do NTSB e da FAA. As empresas aéreas se esforçam para operar de maneira segura, mas, em última análise, é decisão do cliente fazer o seu próprio nível de conforto ao viajar”, afirmou o diretor.
Clientes preocupados
Joshua Bush, CEO da Avenue Two Travel em Villanova, Pensilvânia, também relatou o desconforto de alguns clientes em voar no 737 Max 8. “Tivemos um punhado de clientes preocupados, e acomodamos essas preocupações, avisando-os sobre o tipo de aeronave em que estão voando e quais alternativas podem existir”, disse Bush. “Enquanto os clientes que estão atualmente contratados no 737 estão vinculados aos termos e condições que reservaram, nós honramos todos os desejos do cliente e trabalhamos para viajar da maneira mais confortável possível. Em alguns casos, voos foram cancelados e remarcados em termos alternativos”, explicou.
Bush estimou que a agência recebeu cerca de dez pedidos para evitar a aeronave, a maioria antes do prazo de multa para os clientes, mas a equipe aérea da Avenue Two está em dia com a situação.