As ações da Ryanair dispararam a uma máxima histórica na quarta-feira (9) após a companhia aérea elevar sua estimativa anual de lucro em 25% com o grande crescimento de tarifas no verão do hemisfério norte.
A companhia aérea irlandesa, a maior da Europa em número de passageiros, disse que agora espera lucro líquido entre 1,18 bilhão de euros (1,3 bilhão de dólares) e 1,23 bilhão de euros em 12 meses encerrados em março de 2016, acima da última previsão de 940 milhões a 970 milhões.
A Ryanair atribuiu parte do crescimento ao sucesso do seu plano de dois anos para melhorar o serviço ao consumidor, mas disse que o clima ruim nos mercados do norte da Europa, preços mais baixos do petróleo, a força da libra esterlina e a falta de capacidade das outras operadoras de linhas aéreas de curta distância foram fatores-chave.
Veja também as mais lidas do DT
“A abordagem mais suave com relação ao consumidor parece estar dando resultados”, disse o presidente-executivo, Michael O’Leary, em pronunciamento em vídeo.
“Mas eu gostaria de dar mais crédito à existência de fatores no geral benignos à indústria na Europa neste verão”.
O’Leary também apontou a demanda inesperadamente forte por voos na última hora, o que ajudou a elevar os preços.
As tarifas médias nos seis meses encerrados em setembro subiram 2% ante o ano anterior, superando a previsão da companhia de que se manteriam estáveis, um resultado impressionante considerando a expansão da capacidade da Ryanair 13% no momento.
As ações da Ryanair atingiram uma máxima histórica de 14,27 euros nas negociações na quarta-feira, com alta de 10%. (Reuters)