Parceria entre Embratur e LATAM prevê ações conjuntas de promoção internacional, além de estímulo à sustentabilidade nos destinos turísticos
Presentes na WTM Londres, a Embratur e a LATAM Brasil assinaram nesta segunda-feira (6) um acordo de cooperação técnica com foco na promoção do turismo brasileiro internacionalmente.
De acordo com o texto do acordo, a meta é alcançar um “incremento do turismo internacional e da oferta de serviços aéreos no Brasil”. Para tal, a parceria deverá consistir em ações conjuntas de promoção internacional dos destinos e voos, de qualificação da experiência dos visitantes estrangeiros com uso de inovação tecnológica, além de ações de estímulo ao desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil.
Veja também as mais lidas do DT
Conforme o material informa, campanhas publicitárias no exterior, realização de famtours e press trips com operadores turísticos e jornalistas de veículos estrangeiros também compõem o conjunto de atividades previstas. Além disso, há um calendário de participação de forma cooperada em feiras e eventos de promoção do turismo brasileiro no mercado internacional, bem como realização de workshops e outras atividades que possam aumentar a visibilidade e atrair turistas estrangeiros para o Brasil.
“Essa parceria é muito especial porque mostra a compreensão de que o turismo é instrumento da construção de um outro modelo de desenvolvimento, sustentável e comprometido com a agenda climática. Vamos trabalhar juntos para ampliar a malha aérea, melhorar a experiências dos estrangeiros que vem ao Brasil e tornar nossos destinos mais competitivos tendo como pilar a sustentabilidade. Nosso objetivo é tornar nosso país referência na promoção do turismo de forma ambientalmente e socialmente responsável”, ressalta Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“O turismo é uma força econômica poderosa e precisamos desenvolver esta vocação do Brasil. Estamos aqui para colaborar com nossa conectividade, inovação e agenda de sustentabilidade, para sermos cada vez mais a porta de entrada do mundo em nosso País”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
A escolha da LATAM para esse novo elo não é à toa. Atualmente, a companhia aérea é a única a conectar 90 aeroportos no exterior com o Brasil em voos próprios. Para se ter uma ideia, só este ano a empresa inaugurou as rotas Lima-Brasília, Santiago-Porto Alegre, Los Angeles~São Paulo, Joanesburgo-São Paulo, Santiago-Belo Horizonte e Santiago-Florianópolis.
Segundo informações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. Outros dados da agência garantem que cerca de 70% dos viajantes em voos internacionais no Brasil são transportados pela LATAM.
Por fim, como explica nota enviada ao DIÁRIO, fazem parte do escopo da parceria outras ações que visam melhorar a experiência do turista estrangeiro. Por exemplo: capacitação e treinamento para profissionais da LATAM e dos seus parceiros comerciais que realizam atendimento ao público de estrangeiros.
EDIÇÃO DO DT com informações da Embratur e Latam.