De acordo com pesquisa da AirHelp Score, as aéreas brasileiras ficam longe das melhores do mundo em 2023; avaliação global de usuários traz Azul na 47ª posição e Gol no 68º lugar
De acordo com o ranking internacional AirHelp Score, divulgado nesta terça-feira, 05, nenhuma companhia área brasileira está entre as mais bem avaliadas do mundo em 2023. Conforme nota oficial enviada ao DIÁRIO, as empresas Azul e Gol foram listadas no levantamento, mas passaram longe do topo, ocupando 47º e 68º lugares, respectivamente. Já a Latam Airlines, na edição do ano passado, ocupou a quinta posição. Mas neste ano, acabou não aparecendo na relação.
Por sua vez, a Qatar Airways repetiu o feito de 2022 e foi considerada novamente a melhor companhia aérea na avaliação dos passageiros. Isso porque a empresa obteve 8,38 como nota final, destacando-se pela opinião dos usuários (8,8), pontualidade (8,4) e consistência no processamento de reclamações (8,0).
Além disso, a atual edição do ranking foram listadas 83 companhias aéreas, avaliadas por cerca de 16 mil usuários de 58 países. A pesquisa, feita de janeiro a outubro deste ano, foi estruturada em três temas centrais. São eles: pontualidade dos voos; qualidade do serviço das companhias aéreas; e o processamento de reclamações com base na eficiência do atendimento de pedidos de indenização de clientes.
Aéreas brasileiras ficam longe das melhores do mundo, mas tem destaques: veja
Entre as aéreas nacionais, a Azul (47a posição) foi bem avaliada em termos de performance de partida e chegada no horário (8,3) e serviços (8,4), mas apenas 3,5 para processamento de reclamações. Chegando então a 6,74 como nota final.
Já a Gol (68° lugar) recebeu nota 7,9 para pontualidade; 7,8 para serviço e apenas 2 em relação ao atendimento de reclamações de usuários – pior índice nacional registrado – alcançando pontuação final de 5,89.
Diretor-geral da AirHelp no Brasil comenta resultados das aéreas brasileiras
“Este ranking mostra que as companhias aéreas brasileiras continuam ficando muito atrás de suas concorrentes. O levantamento conta apenas com a avaliação dos passageiros e acaba deixando claro que ainda há um longo caminho a percorrer para que os usuários mudem essa percepção. Elas ainda deixam muito a desejar em casos de reclamação ou queixa”, avaliou Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
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“Temos como missão auxiliar os passageiros aéreos a reivindicar seus direitos garantidos pela lei e conscientizá-los em quais circunstâncias são cobertos pelo Código de Defesa do Consumidor”, complementou.
A AirHelp Score, publicada desde 2015, é uma das avaliações mais abrangentes e precisas de companhias aéreas e aeroportos. Além disso, ela tem o intuito de ajudar os passageiros a planejarem melhor seus voos. O ranking é produzido pela AirHelp, líder mundial na defesa dos passageiros aéreos e que já atendeu cerca de 20 milhões de pessoas.
Confira o ranking das melhores cias aéreas do mundo, segundo a AirHelp Score
Para saber mais, acesse o site oficial.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.