A pontualidade dos aeroportos foi apontada pelo índice OTP, do inglês On-Time Performance, definido como o número de partidas e chegadas que ocorrem estritamente em um intervalo de até 15 minutos após o horário previsto.
Redação do DIÁRIO com agências
Pontualidade já é uma característica entre os prêmios e índices do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). O terminal foi apontado como o segundo aeroporto mais pontual do Brasil na categoria de aeroportos de grande porte (entre 10 a 20 milhões de assentos agendados para partida por ano). O resultado foi apontado por ranqueamento da Official Airline Guide (OAG), consultoria britânica de monitoramento de viagens aéreas, e apresentado oficialmente no dia 04 de janeiro à imprensa.
Na pesquisa da OAG, a pontualidade dos aeroportos foi apontada pelo índice OTP, do inglês On-Time Performance, definido como o número de partidas e chegadas que ocorrem estritamente em um intervalo de até 15 minutos após o horário previsto. Entre os aeroportos brasileiros de grande porte, Congonhas registrou 85,4%, pouco atrás do Aeroporto de Brasília, que teve 87%. Na classificação mundial da categoria, o índice máximo alcançado foi de 90,3%, sendo que Congonhas alcançou a 6ª posição. A OAG tem acesso a estatísticas de 900 companhias aéreas em mais de 4.000 aeroportos. Os resultados completos da pesquisa podem ser acessados neste link.