O terminal paranaense passou por uma série de melhorias com investimentos na ordem de R$ 71,6 milhões nos últimos anos.
Edição do DIÁRIO com agências
Mais um aeroporto internacional brasileiro chega aos 44 anos de construção. Desta vez é o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas, no Oeste paranaense. A data oficial de inauguração do empreendimento é 07 de janeiro, pois foi inaugurado em 1973. Passou a ser administrado pela Infraero em 1974.
Veja também as mais lidas do DT
Sua localização privilegiada, na Tríplice Fronteira – divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai – faz do aeroporto paranaense uma das principais portas de entrada de turistas no país. “O terminal é peça fundamental para sustentar essa indústria, pois é a principal porta de entrada e saída da cidade”, afirma Joacir Araujo, superintendente do terminal.
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu conta com voos operados pelas companhias aéreas Gol Linhas Aéreas, Latam e Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que ligam a cidade paranaense a Curitiba (PR), São Paulo (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Confins (MG) e Lima, no Peru.
Investimentos
O terminal paranaense passou por uma série de melhorias com investimentos na ordem de R$ 71,6 milhões nos últimos anos. O que ampliou sua capacidade de 2,7 milhões para 3,9 milhões de passageiros ao ano. Destacam-se: a reforma e ampliação do terminal de passageiros; a reformulação de todo o sistema elétrico; obras de acessibilidade; melhorias na pista; novos balcões de atendimento, esteiras de bagagens, escadas rolantes e elevadores e a ampliação do número de vagas no estacionamento.
Entre 2008 e 2015, observou-se um crescimento de aproximadamente 85% no volume de usuários embarcados e desembarcados no aeroporto. Até novembro de 2016, mais de 1,6 milhão de passageiros passaram pelo local. A expectativa para 2017 é superar a marca de 2 milhões com a entrada de voos da Avianca Brasil.