O Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) recebeu na última sexta-feira (16) o Atestado de Capacitação Operacional (Acop) concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), conforme a Portaria nº 125, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesse dia.
A certificação qualifica as instalações, equipamentos, procedimentos, pessoal e atendimento médico da Seção Contra Incêndio (SCI) de um aeroporto, atestando que todos os elementos para salvamento e combate a incêndio no terminal operam de acordo com os padrões de segurança internacionais exigidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci).
Com a autorização, o aeroporto de Manaus poderá ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 4E ou inferior, permitindo as operações da aeronave Boeing 747-8F, de acordo com os procedimentos especiais descritos na portaria.
Veja também as mais lidas do DT
O certificado está previsto no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 139 e pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), e é concedido após uma série de inspeções realizadas pela agência em aeródromos que movimentam mais de um milhão de passageiros.
Com informações da Infraero