Das agências com edição do DT
No dia de outubro, o Aeroporto de Petrolina/Senador Nilo Coelho (PE) completa 37 anos, sob administração da Infraero. O empreendimento tem sido impulsionador da economia pernambucana. Além de se tornar um dos principais modais de distribuição do Vale do São Francisco. A região abriga o maior volume de exportação de frutas do Brasil. O aeroporto dispõe de um dos maiores terminais de logística de cargas (Teca) refrigeradas do país. Entre janeiro e agosto deste ano, já foram exportadas, a partir do complexo logístico, 1.069 toneladas em mercadorias. Os produtos enviados para o exterior são exclusivamente frutas, em sua maioria manga, uva e mamão.
A novidade fica por conta das obras para melhorias no estacionamento. Elas estão sendo realizadas pela empresa MD Park Estacionamentos. O serviço inclui a pavimentação de toda a área, cobertura de parte das vagas e a instalação de câmeras de segurança. Além disso, a reforma vai aprimorar o sistema de iluminação do local. Com a conclusão das obras, o terminal vai oferecer 313 vagas para carros e 42 vagas para motos, sendo 30% cobertas. Para facilitar o acesso dos usuários no período da reforma, uma área para estacionamento provisório foi disponibilizada. A previsão é de que a reforma esteja concluída até o final de novembro.
Veja também as mais lidas do DT
Estrutura
O terminal tem capacidade de receber até 1,6 milhão de passageiros ao ano e funcionamento de 24 horas. O empreendimento registrou de janeiro a setembro mais de 360 mil viajantes, entre embarques e desembarques. As atividades foram realizadas pelas companhias aéreas Azul, Gol e Avianca com destino a Campinas e Guarulhos (SP), Recife (PE) e Salvador (BA).
O sítio aeroportuário compreende em uma área de 4,12 milhões de m² e está localizado a 12 quilômetros do centro da cidade e a 10 quilômetros da rodoviária. Os passageiro e frequentadores do terminal ainda contam com lanchonetes, loja de vinhos e artesanato, locadoras de veículos e caixas eletrônicos.