O Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA), em Porto Alegre, não receberá voos da Latam e da Gol ao menos até sexta-feira, 10 de maio.
Guarulhos Todo Dia com EDIÇÃO DO DIÁRIO
Por causa das fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul e alagaram a capital gaúcha, inundando inclusive parte das pistas do aeroporto, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) informou que as duas companhias aéreas, além da Voepass, suspenderam as operações em Porto Alegre.
Veja também as mais lidas do DT
De acordo com a associação, as companhias estão comunicando os passageiros sobre flexibilidade nas regras de remarcação e cancelamento sem custo extra. Também dá para solicitar reembolso.
GOL: todos os voos de Porto Alegre cancelados até às 23h30 de sexta-feira (10) – consulte regras da empresa aqui
LATAM: todos os voos de Porto Alegre cancelados até às 23h59 de sexta-feira (10) – consulte regras da empresa aqui
Já a Azul cancelou todos os pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Salgado Filho até as 23h59 de quinta-feira, dia 9 de maio. “Estamos oferecendo flexibilidade para todos os voos até 7 de maio, podendo ser feita a autogestão com alterações de data e voo, sem multas e diferença tarifária, clicando aqui“, diz a empresa.
No Rio Grande do Sul, os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado.
Chuvas no Rio Grande do Sul
O Aeroporto de Porto Alegre está fechado desde sexta (3). O nível do rio Guaíba bateu recorde histórico, com 5,3 metros, deixando Porto Alegre alagada. A capital gaúcha permanece sob alerta de inundação severa.
Balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul neste domingo (5) mostra que o número de mortos em razão dos temporais subiu para 75 em todo o estado. Ainda há seis possíveis óbitos em investigação e 103 desaparecidos.
A Fraport Brasil, que administra o Aeroporto Salgado Filho, “informa que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado”.
“Seguimos em contato com a Defesa Civil, autoridades e companhias aéreas para acompanhar e avaliar a situação. Para segurança de todos, o Terminal de Passageiros ficará fechado. Permanecerão apenas as equipes necessárias para a segurança e gestão do sítio aeroportuário. Os passageiros que ainda estavam no aeroporto foram encaminhados para hotéis e abrigos na cidade. Pedimos aos passageiros que entrem em contato com a sua companhia aérea para mais informações sobre os seus voos”, informa a Fraport em nota.
A ABEAR se solidariza com a população do Rio Grande do Sul e, junto com as suas associadas, se mantém à disposição para contribuir com ações de logística para viabilizar o transporte de doações para o estado. Cada empresa disponibilizará em seus canais informações sobre suas iniciativas que contemplam:
– Flexibilidade nas regras de remarcação, reembolso e cancelamento para passageiros com origem e/ou destino para o Rio Grande do Sul
– Transporte solidário de profissionais para o resgate das vítimas
– Coordenação com entidades de assistência social para transporte de doações para a população atingida