O Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre, em Recife (PE), foi escolhido o melhor do Brasil na opinião dos passageiros e recebeu, na quarta-feira (8), no Clube da Aeronáutica, em Brasília (DF), o título de Aeroporto + Brasil, principal categoria da premiação promovida pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), que enaltece a qualidade dos principais terminais do País em nove categorias.
A escolha foi apontada pelos próprios passageiros de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos de grande movimentação no Brasil. Foram ouvidas 64.539 pessoas ao longo do ano de 2014.
O Aeroporto de Congonhas venceu em outras quatro categorias; e os aeroportos de São Gonçalo do Amarante (RN), Confins (MG), Curitiba (PR) e Santos Dumont (RJ) foram os melhores em uma categoria, cada.
Veja também as mais lidas do DT
As entrevistas foram encomendadas pela SAC à Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 5%.
O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, abriu a cerimônia de entrega dos prêmios e destacou o desempenho acima da média da maioria dos aeroportos. “Os resultados são extremamente auspiciosos, não apenas para os vencedores de cada categoria, mas para o sistema como um todo. Oito dos 15 terminais avaliados mereceram de seus usuários notas acima de quatro, numa escala de um a cinco”, avaliou Padilha.
Além do ministro, participaram da cerimônia outros representantes governo federal, setor aéreo, Anac, Infraero, Abear, concessionárias dos aeroportos, CGNA, Embratur, Anvisa, Polícia Federal, Ibama, entre outros órgãos.
Entre 2011 e 2014 foram investidos R$ 13,4 bilhões em infraestrutura aeroportuária.