A aeronave vinda do Equador pousou, na manhã desta quinta-feira (21). O fato marca a internacionalização e o alfandegamento da pista do aeroporto
Agências com EDIÇÃO DO DIÁRIO
O Aeroporto Mário Pereira Lopes, em São Carlos (SP), recebeu, nesta quinta-feira (21), às 8h, uma aeronave da LATAM, vinda do Equador. O avião realizou todo o desembaraço aduaneiro no próprio aeródromo e seguirá para a linha de manutenção da empresa ainda hoje. A internacionalização foi feita exclusivamente para manutenção de aeronaves.
O trabalho foi coordenado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, junto à Conaero, que envolveu vários atores, como a Prefeitura de São Carlos, Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) e a própria companhia aérea. Nesse caso, os órgãos de fronteiras – Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e Vigiagro – vão atuar no terminal sob demanda, por meio de agendamento.
De acordo com a LATAM Airlines Brasil, a internacionalização do terminal vai reduzir de quatro para um dia o processo de desembaraço aduaneiro e vai tornar o Centro de Manutenção da LATAM (MRO) mais competitivo mundialmente. O objetivo é atender às demandas de aeronaves que buscam manutenção, tanto de aviões utilizados em voos domésticos quanto internacionais. “Ao tornar o processo mais rápido e eficiente, projetamos um crescimento de 14% da demanda por manutenções pesadas das nossas aeronaves em São Carlos”, afirma Alexandre Peronti, diretor geral do Centro de Manutenção da LATAM (MRO). “Trata-se de um passo importante para o MRO, porque nos torna ainda mais competitivos internacionalmente e, sobretudo, uma referência no mundo”, completa.
A iniciativa vai permitir a redução dos custos operacionais adicionais exigidos com taxas aduaneiras, diárias, improdutividade dos aviões, combustível, pousos, decolagens e tripulação das aeronaves que saem de outros países para acessar os hangares de manutenção da LATAM MRO.
INTERNACIONALIZAÇÃO – Em 2017, o então Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil publicou no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 3.998 assinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que internacionalizou por tempo indeterminado o Aeroporto de São Carlos.
O uso é restrito a aeronaves que serão submetidas à manutenção e a reparos assim que chegar do exterior ou antes de uma viagem internacional ou ainda em trânsito pelo espaço aéreo brasileiro. A portaria proíbe o transporte de passageiros e de carga, ou seja, não é permitido o embarque ou desembarques de passageiros.
Antes da internacionalização, o avião precisava pousar num aeroporto internacional brasileiro para, em seguida, voar para São Carlos e receber a manutenção.
Atualmente, o aeroporto de São Carlos, cidade distante 232 km de São Paulo, não recebe voos regulares. A aeródromo conta com uma pista de pouso e decolagem de 1.720 m x 45 m, maior que do aeroporto de Congonhas, por exemplo.
CENTRO DE MANUTENÇÃO – Segundo a companhia aérea, São Carlos será responsável pela remodelação de mais da metade da frota dos aviões da família Airbus A320, utilizados nas rotas domésticas nos países em que a LATAM atua.
Com a remodelação no MRO, as aeronaves receberão estofamento mais confortável e tomadas USB em todos os assentos. Em 2018, o Centro de Manutenção da LATAM em São Carlos realizou 178 checks e revisou mais de 45 mil componentes, que demandaram 620 mil peças novas.