Aeroporto na República Dominicana é certificado como neutro de carbono

Continua depois da publicidade

O certificado de neutralidade do Programa Airport Carbon Accreditation foi concedido ao Aeroporto Internacional de Cibao, na República Dominicana.

O Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC) informou que o Aeroporto Internacional de Cibao, na República Dominicana, recebeu a certificação de nível 4 (Neutralidade) do Programa Airport Carbon Accreditation (ACA), o único padrão de certificação de gestão de carbono no setor aeroportuário.

Com este reconhecimento, o Aeroporto Internacional de Cibao torna-se o primeiro aeroporto da República Dominicana, o primeiro da América Central e Caribe e o terceiro da América Latina a obter o nível 4, sendo os outros dois o Aeroporto Internacional de Quito e o Aeroporto Ecológico de Galápagos, ambos no Equador.

O que é o Airport Carbon Accreditation

O Airport Carbon Accreditation avalia e reconhece de forma independente os esforços dos aeroportos para gerenciar e reduzir suas emissões de carbono por meio de 6 níveis de certificação: mapeamento, redução, otimização, neutralidade, transformação e transição.

Veja também as mais lidas do DT

Cada nível busca reconhecer os esforços dos aeroportos que estão em diferentes estágios no caminho para a gestão integral das emissões de carbono.

Os aeroportos que alcançam o nível 4 (neutralidade) de certificação, além de mapearem as emissões de carbono, comprovam reduções diretas, envolvem parceiros no processo e compensam suas emissões restantes com créditos de carbono.

Reconhecimento e trabalho em equipe

Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC, reconheceu o trabalho realizado pelas autoridades aeroportuárias de Cibao para gerenciar as emissões de carbono de forma mais eficiente, envolvendo outros grupos de interesse no trabalho. Ao mesmo tempo, estendeu suas felicitações às autoridades aeroportuárias.

O engenheiro Félix García, presidente do Conselho de Administração do Aeroporto Cibao, afirmou que “esta importante conquista faz parte de todos os esforços e investimentos realizados pela empresa em seu compromisso de apoiar a sustentabilidade ambiental. ”

Ele aproveitou para parabenizar a equipe da empresa responsável pela certificação e todos os colaboradores, bem como a consultoria Enerion Renewables, que assessora o processo de certificação desde 2017.


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade