África do Sul: por que o destino está mais popular entre os brasileiros?

Continua depois da publicidade

Especialistas em turismo na África do Sul fazem balanço sobre a alta procura por brasileiros por viagens ao destino


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O comparativo entre o número de brasileiros que foi a África do Sul em dezembro de 2022 e dezembro de 2023 indica um aumento de quase 150% nas chegadas. É o maior crescimento entre todos os países fora do continente africano que tem seus números contabilizados.

Veja também as mais lidas do DT

“É um crescimento admirável, mas não surpreende quem trabalha com o destino aqui no Brasil”, diz Tati Isler, CEO da TI Comunicações, empresa que há 20 anos representa o turismo sul-africano no país. “Sabíamos que voltaríamos ao patamar pré-pandêmico em ritmo acelerado. Quando a Covid paralisou a indústria do turismo em 2020, o Brasil estava a caminho de se tornar um dos países que mais enviava turistas à terra de Mandela. Tendo enviado 80 mil turistas em 2019 e 25 mil só nos três primeiros meses de 2020, o país entrava no Top 5 de principais mercados.”

Os motivos para que a África do Sul seja destino popular para brasileiros são muitos: o valor da moeda (o Real vale quase quatro vezes mais que o Rand), a possibilidade de vida outdoor (praias, safáris, parques, festivais, esportes), o caráter eno-gastronômico (restaurantes estrelados com preços acessíveis, produção premiada de vinhos locais) e a dimensão histórica (Mandela, Museu do Apartheid, Robben Island).

Não à toa, diversas celebridades brasileiras tem dado as caras por lá nesse começo de ano, como o casal Virgínia e Zé Felipe, o cantor Leonardo, a apresentadora Valéria Almeida, o tenista Guga Kuerten e a apresentadora Patty Leone.

África do Sul
África do Sul (Foto: Pixabay)

Agora, com Latam e South African Airways retomando os voos diretos entre os países, o volume de brasileiros em solo sul-africano deve aumentar ainda mais. “Temos que considerar que o voo é de pouco mais de sete horas entre São Paulo e Cidade do Cabo, distância equivalente a São Paulo-Miami”, lembra Diogo Caldeira, Media Relations Manager da South African Tourism (SAT) no Brasil, “Além disso, ter uma companhia aérea nacional na rota, como a Latam, oferece um conforto extra aos Brasileiros, já que a equipe toda fala português”.

O consolidado do aumento de brasileiros chegando na África do Sul entre janeiro-dezembro de 2022 e janeiro-dezembro de 2023 é de 74,3%. Isler acredita que esses números não pararão de crescer. “Faz 20 anos que trabalho o destino e sei do potencial: vai aumentar muito mais. E hoje o turista tem valorizado as coisas que a terra de Mandela pode oferecer a fartar: afeto, acolhimento, simpatia, empatia. É uma experiência sem igual. Quem vai, volta. E quem não foi, um dia vai”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade