A Enit – Agência Nacional Italiana de Turismo em São Paulo, promoveu na última terça-feira (21) a noite de seu prato mais tradicional: a pizza. O curioso que, em tempos de pandemia, a agência utilizou o serviço de delivery – da CASA DA PIZZA. O DIÁRIO participou da experiência.
por Mary Ellen Aquino*
Entre os temas do agradável bate-papo online constaram, evidentemente, o cancelamento de diversas feiras de negócios no país, entre elas a semana de moda de Milão (MFW), que ocorreria de 19 a 23 de junho – além do impacto da pandemia no turismo em geral, como no turismo de peregrinação.
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Operadores de turismo, agentes de viagens, jornalistas e viajantes em geral participaram do encontro gastronômico.
O encontro comandado por Fernanda Morici Longobardo, diretora da Enit no Brasil, teve entre os convidados Ferdinando Fiore, Ronaldo Padovani e Antônio Junior, entre outras pessoas ligadas emocionalmente à Itália Fiore ressaltou a importância da Milão Fashion Week, seus visitantes com bom poder aquisitivo que enchem os hotéis e os restaurantes (até das cidades nos arredores de Milão), movimentam a economia dos serviços, a própria indústria têxtil e o mercado de luxo.
“Que bom que a feira foi adiada para setembro (22 a 28). O martelo foi batido pela Câmera Nazionale dela Moda Italiana”, comemorou Fiori que comanda o escritório brasileiro da Italian Trade Agency (ITA).
A Itália restabeleceu no dia 3 de junho a livre-circulação entre as suas regiões e reabriu as fronteiras com o resto da União Europeia, fechadas havia três meses. A sua economia, como todas da Europa, sente os efeitos da pandemia que custou a vida de mais de 35 mil italianos.
Outro convidado, Antônio Junior, narrou a o turismo de peregrinação. Experiente no assunto, alimenta o site https://caminhosperegrinos.com.br com suas histórias e fotos. Ele é autor do livro Via Francigena – Uma Jornada Interior, que relata sua peregrinação de 35 dias da divisa da Itália com a Suíça, até o Vaticano.
A noite foi recheada de experiências memoráveis na Itália e mostrou a criatividade da Agência Nacional Italiana ao associar o turismo ao que o país tem de melhor, que é sua gastronomia.
* Mary Ellen Aquino é bacharel em Artes Cênicas pelo centro Universitário Barão de Mauá; atriz e produtora tem uma percepção gustativa refinada. Cresceu em um ambiente familiar predominantemente feminino, primeiramente com a mãe, chefe de cozinha, depois com as tias e a madrasta, que a inspiraram e a apuraram para a arte de analisar pratos e degustar as manifestações da arte. Mary Ellen é autora das seguintes peças teatrais: “O Ruído das Teresas”, ‘A Agulha que fere” e da biografia “Sinatra – O homem que sabia amar”. Responde pela coluna Ronda dos Sabores do DT.