ALAGEV divulga faturamento do setor de viagens corporativas

Continua depois da publicidade

A ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, acaba de lançar a segunda edição da Pesquisa Conjuntural de Viagens Corporativas (PCVC). O estudo, realizado em parceria com Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo, revelou um crescimento de 3,7% no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018, com faturamento de R$ 16,5 bilhões. Ainda que o resultado tenha sido positivo, se comparado ao ano anterior, a previsão é de variações menores para as próximas edições.

EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.

De acordo com Eduardo Murad, Diretor-Executivo da ALAGEV, “o cenário macroeconômico contribui para esse arrefecimento, uma vez que ainda há incerteza em relação aos rumos do País, o que impacta na geração de negócios”, explica.

Veja também as mais lidas do DT

A pesquisa indica que o primeiro trimestre de 2019 fecha no mesmo patamar de crescimento, se comparado ao último trimestre de 2018. Contudo, na avaliação mês a mês, há uma queda de pouco mais de um ponto no crescimento do segmento. “Se avaliarmos o gráfico de evolução, vimos o índice de janeiro com crescimento de 4,8% e fevereiro, já com um pequeno decréscimo, alcançando 4%. O trimestre fecha com índice de 3,7%, um resultado positivo quando comparado com o primeiro trimestre de 2018, mas com uma leve curva decrescente”, explica Murad.

Fonte: ALAGEV

A lentidão da tramitação da agenda de reformas é um dos principais indicadores que contribuem para a redução das cifras no segmento. Para Mariana Aldrigui “a frustração dos empresários em relação às reformas e a projeção de crescimento cada vez menor repercute na postergação de investimentos, eventos, custos de viagens, entre outros”, esclarece a professora.

A projeção inicial de crescimento do País era de 2,5%. Contudo, esse índice foi revisto para 1%. Para 2019, a ALAGEV tem a expectativa que o segmento de viagens e eventos corporativos tenha um faturamento de R$ 70,16 bilhões, 4,2% maior que em 2018.

O levantamento foi feito a partir de dados das pesquisas anual e mensal de serviços, do IBGE, englobando os setores de alimentação, alojamento, locação de veículos, transportes aéreo e rodoviário, agências de viagens e eventos culturais e recreativos. Foram feitos tratamentos estatísticos para realizar a ponderação adequada de cada atividade.

Mais informações: www.alagev.org

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade